Governador Leite abre encontro de líderes da gestão 2019 do Banrisul

Reunia?o diretorias Banrisul 02
Leite disse que Banrisul tem importante papel em prol do desenvolvimento porque tem potencial para financiar empreendimentos - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta terça-feira (13/8), do encontro de líderes da gestão 2019 do Banrisul. O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, e teve como objetivo definir as metas de gestão desta diretoria.

O governador ressaltou a relevância do banco para o desenvolvimento econômico, uma vez que a atuação da instituição se faz sentir nas principais operações e nos grandes setores do Estado.

"O Banrisul tem um importante papel em prol do desenvolvimento, visto que pode se posicionar como um potencial patrocinador e financiador de grandes empreendimentos. O banco é forte, bem estruturado, e pode servir de alavanca para a tomada do crescimento gaúcho", disse Leite.

O governador resumiu, ainda, as ações que estão sendo tomadas, desde o início da gestão, em busca do ajuste fiscal, como o processo de venda das estatais (CEEE, CRM e Sulgás), e a elaboração de reformas nas carreiras dos servidores públicos e no sistema previdênciário, que devem ser apresentadas nos próximos meses.

Além do governador e do presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, também estiveram presentes o presidente do conselho de administração do Banrisul, Ademar Shardong, o vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Júnior, e os diretores Claíse Müller Rauber, Raquel Santos Carneiro e Suzana Flores Cogo, Fernando Postal, Jorge Fernando Krug Santos, Marcus Vinícius Feijó Staffen e Osvaldo Lobo Pires.

Reunia?o diretorias Banrisul 11
Encontro na Fiergs com a presença do governador tem o objetivo definir as metas de gestão da diretoria do banco - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Resultado do primeiro semestre

O Banrisul alcançou, no primeiro semestre de 2019, lucro líquido de R$ 655,3 milhões, evolução de 29,5% em relação ao mesmo período de 2018. O lucro líquido recorrente, ajustado pelos eventos extraordinários, totalizou R$ 625,6 milhões no primeiro semestre de 2019, crescimento de 23,7% frente ao registrado no mesmo período de 2018, com retorno recorrente anualizado de 17,6% sobre o patrimônio líquido médio.

De acordo com o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, o resultado da instituição é excelente, até mesmo superior aos pares do mercado de varejo. “O banco conteve as suas despesas administrativas, reduziu a inadimplência e manteve uma carteira de crédito sólida, garantida e diversificada”, explicou.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom