Governador Leite visita a Expoagro Afubra 2022 em Rio Pardo

51961740482 c985784708 k
"A Expoagro Afubra é uma referência em termos de exposições agrícolas tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil", disse Leite - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Em Rio Pardo na tarde deste sábado (26/3), o governador Eduardo Leite esteve na Expoagro Afubra 2022. A feira é a maior do Brasil voltada à agricultura familiar e conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

“A Expoagro Afubra é uma referência em termos de exposições agrícolas tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil. Feiras como esta fazem a conexão destes grandes produtores de pequenas propriedades com entidades financeiras, apresentam a eles novas tecnologias, maquinários, orientam com palestras sobre novidades que possam dar ganho nas suas atividades. Tudo isso gera um aproveitamento não somente desta economia específica, mas da economia como um todo”, afirmou Leite.

Em solenidade com apresentação do Coral da Afubra, houve o descerramento de placa em alusão à visita do governador à exposição. A placa irá compor a galeria instalada na Casa da Afubra no Rincão del Rey, parque que há 20 anos abriga a feira.

51963058151 9a01cbf61e k
51962058252 260c8cf4a0 k
Governador percorreu estandes e falou com produtores, que afirmaram que negócios superaram as expectativas - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Na edição deste ano, a Expoagro ampliou o Pavilhão da Agricultura Familiar que em 3,5 mil metros quadrados abriga 193 produtores e artesãos. Leite percorreu os estandes para conversar com visitantes e expositores. “Estão todos muito satisfeitos com o desempenho da feira, relatando uma superação de expectativas. É um bom sinal da retomada da economia após um período de muita dificuldade causado pela pandemia. A feira é uma oportunidade de fôlego, reunindo os consumidores a as produções da agroindústria”, disse o governador.

Leite também visitou o estande do Sicredi, uma das instituições parceiras do programa Juro Zero, que permite empréstimos para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte com juros subsidiados pelo Estado. A iniciativa conta com aporte de R$ 100 milhões e faz parte do Avançar no Desenvolvimento Econômico.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, Leite foi recebido pelo prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum.

Texto: Lizi Cordeiro
Edição: Marcelo Flach/Secom