Governador participa da abertura da 37ª Mostratec em Novo Hamburgo
Evento gratuito, promovido por instituição vinculada ao Estado, incentiva inovação e ciência para jovens e crianças
Publicação:
Com representantes de oito países e de 21 Estados, além do Distrito Federal, se iniciou, nesta terça-feira (25/10), a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) no centro de eventos Fenac, em Novo Hamburgo, retomando seu formato presencial depois de dois anos sendo realizada virtualmente devido à pandemia. A feira tem o objetivo de incentivar a inovação e a ciência entre as crianças e jovens. Considerado um dos maiores eventos do gênero na América Latina, é gratuito e organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, instituição vinculada à Secretaria estadual de Educação.
Nesta edição, são 666 projetos inscritos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Ensino Fundamental, com 264, e Ensino Infantil, com 73). Os trabalhos contemplam 14 áreas de pesquisa, como Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física, Ciências Ambientais, Engenharia Elétrica, Ciências da Saúde e Ciências da Computação. A feira distribuirá prêmios e incentivos educacionais, iniciativa possível devido o custeio oferecido por 39 organizações, entre públicas e privadas, com valor estimado em mais de R$ 1 milhão.
O governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária adjunta da Secretaria da Educação, Stefanie Eskereski, a secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, estiveram na abertura da Mostratec e circularam pelo local, interagindo com os estudantes.
“É uma feira de ciências já tradicional em nosso Estado e que mobiliza jovens do RS, Brasil e de diversos países. Os temas que a Mostratec trata são considerados fundamentais em nosso governo. A ciência, que nos fez superar a pandemia, a inovação, onde o RS ocupa o primeiro lugar no país, segundo o reconhecido ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), e a educação, que é a base de tudo. São três pilares e caminhos que nos levarão a um futuro melhor”, disse Ranolfo.
O diretor-executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans, falou sobre a organização desta edição, que tem como tema Um mundo de criatividade e pesquisa. “Estão reunidos aqui mais de 2 mil estudantes pesquisadores e 650 professores orientadores. Um movimento que se inicia na sala de aula e ultrapassa os limites físicos desses ambientes. É um orgulho organizar esse evento, que é uma onda transformadora do ensino”, afirmou.
A Mostratec vai conceder sete vagas, com tudo pago, para a Feira Internacional de Ciência e Engenharia (Isef, na sigla em inglês), que ocorre em Dallas, nos Estados Unidos. A Isef é considerada um dos maiores eventos do mundo. Neste ano, os finalistas competiram por cerca de 8 milhões de dólares em premiações, entre bolsas de estudo, estágios e viagens de campo. A premiação da Mostratec reserva ainda uma vaga, com viagem patrocinada para uma feira na Suíça e outra na Tunísia.
“A Mostratec trabalha o senso de inovação desde cedo nos alunos. É um exemplo de união de visões e papeis que ajudam a fortalecer a educação no Estado”, afirmou a secretária adjunta da Seduc, Stefanie Eskereski.
O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Daniel Lavouras, que é diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, citou que a educação deve ser uma pauta harmônica entre os poderes públicos. “Percebemos aqui essa convergência de diversos setores. O futuro do país está circulando neste evento, que é referência nacional”, concluiu.
O evento, que segue até quinta-feira (27/10), também apresenta o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Texto: Lucas Barroso e Ascom Seduc
Edição: Christianne Schmitt/Secom