Governador participa da posse da nova diretoria da Fetag-RS
Publicação:

O governador Eduardo Leite e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, participaram da posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), nesta sexta-feira (21/2), na sede da entidade, em Porto Alegre.
Carlos Joel da Silva, que teve 95% de aprovação, liderou a chapa única e foi reeleito presidente para a gestão 2020/2024. Cerca de 600 delegados estavam aptos a participar. No pleito, também foram eleitos vice-presidentes, secretários, tesoureiros, coordenadora estadual de mulheres, suplentes e o conselho fiscal.
De acordo com o Carlos Joel, a nova diretoria da Fetag-RS buscará fortalecer os pequenos agricultores e potencializar a produção, com foco na qualidade e na geração de renda.
“É muito gratificante concluir um ciclo de quarto anos. A sensação é de dever cumprido. Mas o que essa diretoria tem pela frente são desafios imensos. O agricultor tem produzido mais, mas a renda está caindo. Temos que ter um olhar para o futuro. Queremos uma agricultura familiar que possibilite que as pessoas continuem vivendo no campo”, disse Carlos Joel.
O governador parabenizou o presidente reeleito e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Fetag-RS, que representa cerca de 380 mil famílias de pequenos agricultores no Estado.
"Essa eleição é o reconhecimento de um trabalho feito com caráter colaborativo. A Fetag-RS tem a característica de fazer cobranças, mas também de construir as soluções em conjunto com o governo. Foi assim no caso da estiagem, com as demandas que foram apresentadas”, enfatizou Leite.

No dia 12 de janeiro, em Brasília, Leite participou de audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para tratar da estiagem que afeta inúmeras culturas produtivas no RS. A agenda foi uma solicitação conjunta da Fetag-RS, Farsul, Famurs e Fecoagro. Na ocasião, uma das demandas apresentadas foi justamente a criação de um crédito emergencial para os pequenos agricultores.
Ainda na posse, o secretário da Agricultura destacou a forte relação entre a pasta e a entidade. “Representar a agricultura familiar não é um desafio fácil. Coloco a secretaria e nossos colaboradores à disposição da Fetag-RS. Tenho certeza que a luta de vocês, juntamente com o governo do Estado, trará muitos resultados aos agricultores familiares nos próximos quatros anos”, disse Covatti Filho.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, o senador Luis Carlos Heinze, deputados e líderes de entidades que representam o agronegócio gaúcho também participaram do evento.
Texto: Guilherme Hamm
Edição: Marcelo Flach/Secom