Governador participa de ato comemorativo ao Dia do Policial em Porto Alegre
Publicação:

Uma cerimônia realizada no estádio General Cipriano, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, marcou o início das comemorações do 21 de Abril, Dia do Policial, data em que é lembrado Tiradentes, patrono das polícias militares e civis do Brasil. O ato foi marcado pelas promoções de praças e oficiais da Brigada Militar, pela formatura da turma de sargentos bombeiros, e pela condecoração de autoridades civis e militares com honrarias concedidas pela corporação.
No evento, o governador Tarso Genro anunciou a assinatura de 1.215 servidores PMs, dos quais 92 são oficiais, sendo 12 nomes alcançando a condição de coronel, o mais alto posto da corporação. Os demais foram promovidos a sargento, com duas honrarias por bravura.
O governador também foi o paraninfo dos 562 alunos do Curso Técnico em Segurança Pública, que habilita os alunos - soldados e terceiros sargentos de polícia ostensiva e de bombeiros - à promoção a 2º sargento. O curso foi coordenado pelo Departamento de Ensino da corporação com 945 horas/aula de instrução, desde 27 de setembro de 2010 até a data da formatura. Incluiu disciplinas teóricas e práticas de polícia ostensiva e de bombeiros. Do total dos formandos, 69 são bombeiros e se formaram na solenidade na Capital. As demais formaturas foram marcadas para ocorrer em Montenegro, Osório e Santa Maria.
No que se refere às condecorações, as distinções foram condedidas de acordo com categorias desde servidores policiais militares até autoridades civis e militares que tiveram reconhecido prestação de serviços à sociedade. Foram agraciados com a Medalha Reconhecimento Grau Bronze, entre outros nomes, secretários de Estado da Segurança, Airton Michels; da Fazenda, Alberto Pinheiro Tonollier; da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, da Habitação, Marcelo Martins Frison; da Administração, Stela Farias; o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior, o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, e o diretor do Instituto-Geral de Perícias, João Luiz Corso.
O governador Tarso Genro disse ter ficado orgulhoso de ser o paraninfo dos formandos e enfatizou a confiança que a sociedade gaúcha deposita em suas polícias. Temos a certeza que há sentimento de ética pública na BM, que faz a mediação entre Estado e sociedade, observou.
O secretário Airton Michels fez referência à assessoria de Direitos Humanos, criado pelo comando da Brigada Militar no início da semana. É uma comunicação de parceria, que dá seguimento à luta estabelecida do Programa Nacional de Direitos Humanos, do Governo Federal, frisou Michels.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, também se referiu ao respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos, que agora é alcançado com mais veemência a partir da criação de uma assessoria específica para área. Sobre as promoções, o coronel entende que se trata da valorização à institução e reconhecimento ao desempenho dos servidores.
Texto: Renato Araújo
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305