Governador participa de ato comemorativo por 3 milhões de passageiros do catamarã
Publicação:

Ao participar da comemoração pelos 3 milhões de passageiros conduzidos pelo catamarã a Guaíba, o governador José Ivo Sartori destacou a importância do uso da hidrovia como alternativa de transporte e disse que os estudos para o traslado na região do Delta do Jacuí devem ser agilizados. Caberá a um grupo interinstitucional, liderado pela Metroplan, junto com prefeituras, Marinha e órgãos vinculados ao setor, estudar a possibilidade de instalar estações hidroviárias nos municípios do Delta do Jacuí, abrangendo Porto Alegre, Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo. As análises incluem estudos de viabilidade econômica, ambiental e da demanda, por exemplo.
No ato em Guaíba, que reuniu representantes da Cat Sul, empresa do Grupo Ouro e Prata, prefeitos, vereadores e secretários, o governador afirmou que o catamarã cumpre a missão de aproximar pessoas. "Três milhões de passageiros significa que deu certo", assinalou. "Por isso, comparo o catamarã com o Rio Grande do Sul. Sim, estamos todos navegando no mesmo barco. E esse barco precisa chegar ao destino. O futuro é agora e depende do trabalho, do esforço e da colaboração de todos nós."
O superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, afirmou que a Fundação vai seguir as orientações do governador e continuar desenvolvendo estudos para viabilizar a rota do Delta do Jacuí.
Parceria - O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, destacou o sucesso da travessia entre Porto Alegre e o município por meio hidroviário e colocou-se à disposição de Sartori para trabalhar em parceria para viabilizar outros projetos. Atualmente, estão em operação três catamarãs, sendo dois de 122 lugares e um de 140 lugares. Em Guaíba, há alimentadores de ônibus para vários bairros da cidade, atualmente com mais de 25 mil passageiros por mês utilizando o transporte gratuito bairro-caratamarã e vice-versa.
Na sequência, o governador visitou a 26ª Feira do Livro, que segue até domingo (17), na Praça Dr. Gastão Leão. Do patrono do evento, o escritor Alcy Cheuiche, Sartori ganhou o livro Sepé Tiaraju, feito em parceria com o fotógrafo Leonid Streliaev. Depois, visitou a mostra, conversou com expositores e moradores. A programação da feira inclui contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais, mostras didáticas e bate-papo com escritores.
Texto: Eliane Iensen/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom