Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador participa de ato virtual pelo Dia Internacional da Democracia

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 15.09.2020 - Governador participa da live "Fórum Direitos Já!", por videoconferência. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
“Todos os jogos precisam de regras claras e, no jogo da vida, a democracia é a regra do jogo", disse Leite - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Reunindo lideranças e personalidades do Brasil e de outros países em uma videoconferência transmitida pelas redes sociais, o 4º Ato do movimento Direitos Já! celebrou, nesta terça-feira (15/9), o Dia Internacional da Democracia.

Participaram do evento o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, governadores – entre eles o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite –, ex-governadores, presidentes de partidos, ativistas, intelectuais e lideranças da sociedade civil nacional e internacional.

Na sua manifestação, Leite parabenizou a mobilização do Direitos Já! e destacou a importância da democracia. “Todos os jogos precisam de regras claras e, no jogo da vida, a democracia é a regra do jogo, funcionando para que milhões de pessoas possam viver no mesmo território, sabendo respeitar as diferenças, respeitando as opiniões alheias. É o caminho e o instrumento para que a gente possa conviver em harmonia num país, estado, cidade, enfim, em comunidade”, disse.

“E uma democracia deve oferecer nas suas regras a oportunidade da contestação, arenas claras, seja nas urnas, nas instituições estabelecidas para que a contestação possa se apresentar para aqueles que pensam diferente sem necessidade de buscar exterminar uns aos outros. De forma que se possa focar nos verdadeiros inimigos que temos de exterminar na nossa sociedade, que são a desigualdade, a pobreza, a miséria e, nos dias atuais, especialmente as doenças e o coronavírus. Nós já temos inimigos demais para fazermos de inimigos a nós mesmos, dentro do nosso povo”, completou o governador gaúcho.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul