Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador prestigia lançamento da pedra fundamental e pórtico do Museu Iberê Camargo

Publicação:

Governador Germano Rigotto na solenidade de colocação da pedra fundamental e inauguração do portal do futuro Museu Iberê Camargo.
Museu Iberê Camargo - Foto: Jefferson Bernardes/ Palácio Piratini

O governador Germano Rigotto participou, hoje (4), da solenidade de adesão do grupo Vonpar ao projeto de construção do Museu Iberê Camargo, com a aplicação de mais R$ 500 mil para a conclusão da obra. O governador destacou a importância da iniciativa privada na consolidação de projetos sociais e culturais para o Rio Grande do Sul, lembrando que ações como esta demonstram a conscientização das empresas sobre o valor da preservação da identidade cultural gaúcha e brasileira.

Junto com a Petrobras, Construtora Camargo Corrêa e com o Grupo Gerdau, a Vonpar assume um projeto tão importante quanto o próprio nome de suas empresas, que significam a certeza de execução de uma obra que vai manter viva a vida e a obra de um dos mais importantes artistas gaúchos, que foi o nosso Iberê Camargo, ressaltou. Segundo ele, é necessária a preservação histórica de figuras que contribuíram para a própria formação cultural e artística do país.

No seu pronunciamento, o governador Rigotto lembrou que o engajamento de empresas, com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual ou da Lei Rouanet, tem permitido que sonhos acabem se tornando realidade. O exemplo deve ser seguido para que surjam outros equipamentos tão relevantes para o povo gaúcho, como é o caso do Multipalco do Theatro São Pedro e o novo Teatro da OSPA, argumentou.

O presidente executivo da Fundação Iberê Camargo, Jorge Gerdau Johannpeter, reiterou o compromisso que as empresas gaúchas têm firmado para oferecer melhorias à população. Seguindo os passos da Vonpar, o grupo Gerdau também se insere no programa de Restaurantes Populares, para dar melhores condições de alimentação e saúde aos trabalhadores e famílias carentes do Rio Grande, disse.

O Museu Iberê Camargo está sendo construído em área de 8,6 mil metros quadrados, num terreno doado pelo Governo do Estado, na avenida Padre Cacique, em Porto Alegre. Seu custo deve ficar em R$ 24 milhões e a previsão de término é no final de 2005.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul