Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador Leite recebe comitiva de embaixadores de países africanos em missão no RS

Publicação:

Missão África RS 2
Grupo de 12 diplomatas e três representantes de embaixadas da África estão em missão no RS - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta quinta-feira (7/11), no Palácio Piratini, um grupo de 12 embaixadores e embaixatrizes e três representantes de embaixadas de países do continente africano que se encontram no RS em missão. O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rubens Bender, recebeu os diplomatas ao lado do governador.

Ao exaltar a importância da influência dos países africanos na história e na cultura gaúcha, o governador Eduardo Leite afirmou que espera que a parceria entre o RS e a África cresça. “Com as parcerias com a iniciativa privada que estamos promovendo, esperamos ter condições de nos unirmos a outros países, atraindo investimentos para que, assim, possamos promover o desenvolvimento econômico mutuamente”, explicou. Aproveitando a visita dos embaixadores, o governador apresentou o vídeo institucional do governo do Estado, que elenca as oportunidades de negócios no RS.

O embaixador de Camarões, Martin Agbor Mbeng, também decano e chefe da missão, destacou a intenção do país e do continente em estreitar laços com o Brasil, especialmente com o Rio Grande do Sul. “Esperamos que parte das grandes empresas possam pensar em vir para o nosso continente para trocarmos expertise e inteligência”, ponderou.

Missão África RS 1
Governador exaltou a importância da influência dos países africanos na história e na cultura gaúcha - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A missão diplomática conta com o apoio da Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul. A missão tem cunho econômico, comercial e turístico.

Foram recebidos no Palácio Piratini os embaixadores Christopher John Nonyelum Okeke (Nigéria), Juan Ndong Nguema Mbengono (Guiné Equatorial), Fatoumata Binetou Rassoul Correa (Senegal), Isaac J. Ochieng (Quênia), Aminata Sana Congo (Burkina Faso), Yalew Abate Reta (Etiópia), Gamiliel Sepúlveda João Munguambe (Moçambique), Flávio Bonzanini (ex-chefe do escritório do MRE no RS), as embaixatrizes Nneka Veronica Okeke (Nigéria), Maria Luisa Angue Ndong (Guiné Equatorial), Laura Mbeng (Camarões), o cônsul honorário de Gana no Estado, Willis Taranger, e a cônsul honorária do Senegal no Estado, Reginete Souza Bispo, entre outros representantes de países africanos.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul