Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe cônsul do Japão para ampliar relações comerciais

Publicação:

Cônsul do Japão
Sartori expôs a Takashi Kondo as potencialidades do RS nos segmentos em que os japoneses têm interesse de ampliar relações - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O cônsul do Japão no Brasil, Takashi Kondo, foi recebido pelo governador José Ivo Sartori nesta quinta-feira (16). O encontro, no Palácio Piratini, ocorreu para que o novo titular do consulado japonês se apresentasse oficialmente ao governo gaúcho. A base diplomática do consulado fica em Curitiba (PR).

Sartori expôs ao diplomata japonês as potencialidades do Rio Grande do Sul em setores como agropecuária, tecnologia da informação e turismo, segmentos em que os japoneses têm interesse de ampliar suas relações comerciais com o Brasil. O Rio Grande do Sul é o sexto estado brasileiro que mais exporta para o Japão.

Iniciativas na área da cultura também foram conversadas. O secretário da Cultura, Victor Hugo da Silva, participou da reunião.

O governador destacou que o Estado está conquistando crescimento tanto no setor turístico quanto no de tecnologia de informática, e que também possui mão de obra altamente qualificada. Kondo ganhou como presente de Sartori um exemplar do livro O Gaúcho, sobre a história e as tradições gaúchas. O cônsul presenteou o chefe do Executivo com uma publicação sobre a cultura japonesa.

Texto: Anamaria Bessil/Secom
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul