Governador recebe embaixador designado para representar o Brasil junto à Autoridade Palestina
Publicação:

O governador Tarso Genro reuniu-se, nesta quarta-feira (10), no Palácio Piratini, com o embaixador designado para representar o Brasil junto à Autoridade Palestina, Paulo Roberto França. Além de acertar detalhes do Fórum Social Mundial Palestina Livre, que ocorre de 28 de novembro a 1º de dezembro, na Capital, o chefe do Executivo gaúcho destacou a necessidade de ampliar o intercâmbio econômico entre a Palestina e o Estado.
A comitiva gaúcha que cumprirá agenda oficial em Israel, entre 14 e 21 de março de 2013, deverá estender a missão ao Oriente Médio e reunir-se, na Palestina, com autoridades locais. O objetivo é aproveitar a experiência dos palestinos na produção de azeite e desenvolver projetos de cooperação com o RS. Natural de Porto Alegre, o embaixador - que assumirá o cargo em novembro - ressaltou o papel do Estado no acolhimento de refugiados palestinos.
O novo embaixador afirmou que o RS tem potencial para tornar-se um fornecedor de arroz para a Palestina. O Estado, em contrapartida, pode se beneficiar das técnicas de produção de azeite aplicadas naquele país. França lembrou que existe um projeto que prevê o intercâmbio entre o Mercosul e a Palestina. Ratificado este acordo no Congresso, nós teremos um amparo legal para fomentar o intercâmbio entre a Palestina e o RS. O território gaúcho, que começou a produzir azeite de oliva e plantar oliveiras na metade Sul, tem potencial muito grande, afirmou.
França destacou, no entanto, que os projetos em parceria com a Palestina serão examinados pelos governos gaúcho e brasileiro, mas reconheceu a qualidade do arroz. O RS tem uma produção orizícola muito significativa. É um campo que podemos pensar em fazer uma contribuição. Assessor de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nuñez afirmou que a ideia é apresentar um conjunto de iniciativas. O embaixador vai ser um parceiro importante no estreitamento das relações do RS com a Palestina.
Ao comparar as articulações para fortalecer as relações com os países do Oriente Médio, Tarson destacou as ações de ajuda humanitária desencadeadas pelo Brasil junto ao Haiti. O governo brasileiro tem feito grandes aportes para regiões de conflitos, uma vez que já entregamos uma carga de 200 mil toneladas de arroz para o Haiti. Isso, de certa maneira, converge com os interesses do Estado na medida em que o Governo compra esses estoques de arroz produzidos no RS.
Tarson ressaltou que o intercâmbio com os palestinos fortalecerá a economia da região Sul. Há toda uma cultura nova na metade Sul do Estado, onde estão plantando muitas oliveiras. E aquela região da palestina é uma região de produção de oliva e azeite de oliva, e isso nos abre algumas possibilidade de intercâmbio na produção de azeite.
Texto:Felipe Samuel
Foto: Caroline Bicocchi
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305