Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe executivos da TAP que preparam voo direto Porto Alegre-Lisboa

Publicação:

O governador Tarso Genro, acompanhado(D), do secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta e, do Chefe de Gabinete, Vinícius Wu, em audiência com o vice-Presidente da TAP Portugal, Luiz da Gama Mór(E). Presente ao encontro, o jornalista José
Governador Tarso Genro em audiência o vice-Presidente da TAP Portugal - Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini

O governador do Estado, Tarso Genro, recebeu, no início da tarde desta segunda-feira (10), o vice-presidente mundial da TAP, Luiz da Gama Mór. Na pauta, a abertura de uma nova rota no Brasil, ligando Porto Alegre a Lisboa, sem escala. Com isso, a partir de 12 de junho — segundo estimativa da companhia  aérea —, a capital gaúcha seria a décima cidade brasileira a ter ligação direta com Lisboa e outras capitais europeias, algo inédito no Estado.

Trata-se de um momento histórico para o Rio Grande do Sul, que terá o desbloqueio das relações com a comunidade europeia, através de voos diretos de Porto Alegre com a Europa, observou o governador. Tarso Genro lembrou que a logística permitirá relações comerciais e turísticas, além da inclusão social, com a possibilidade de serem adotados programas e projetos de viagens a idosos e crianças carentes. O governador pediu para que as secretarias atuem dentro da transversalidade e sejam sócias da iniciativa, auxiliando o empreendedor a levantar possíveis entraves.

O vice-presidente mundial da TAP se disse muito feliz, por realizar um sonho acalentado há mais de dez anos. Negociei com outros governos e cheguei a abortar o projeto. Com a visita do governador a Portugal e sua sinalização positiva, estamos agora finalmente realizando o sonho, definiu Luiz da Gama Mór, um gaúcho de Cachoeira do Sul, que atuou como diretor da Varig no Estado, antes de ir para a TAP.

Mercado de negócios e turismo
Para viabilizar a operação é necessária a participação do mercado de negócios, que terá mais segurança e agilidade, podendo partir para reuniões e envios de seus produtos, e o turismo, acrescentou Mór, que pretende trazer ao Rio Grande do Sul representantes do turismo da Europa e imprensa especializada, possivelmente durante o Festival de Turismo de Gramado deste ano. Após o encontro com o governador, o executivo ligou para a diretoria técnica da empresa para que encaminhem pedido de autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero.

Recebemos com muita alegria esta porta que se abre pela primeira vez no RS e que permitirá por os pés na Europa a partir de um vôo direto de Porto Alegre. O governador Tarso Genro orientou um conjunto de secretários para cumprirmos diferentes tarefas e viabilizarmos o entendimento com Portugal, através da TAP, disse o secretário da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, disse que o início das operações da empresa aérea portuguesa no Estado representará um ganho para o turismo e se soma aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, onde Porto Alegre será uma das sub sedes. A partir desse contato com a TAP passaremos a organizar, em conjunto com a Secretaria da Educação, um projeto de intercâmbio em relação às crianças e os idosos, a exemplo do Viaje Bem, adotado em nível federal, relatou a secretária. Ela já definiu uma agenda com representantes da empresa, na quarta-feira (12), onde será organizada a divulgação do Estado no lançamento do vôo inaugural da empresa.

Números da TAP
O cronograma da TAP prevê iniciar o serviço no Estado no próximo dia 12 de junho, com quatro vôos semanais, a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho, saído às 21h45min. O voo de retorno de Portugal está previsto para às 9h, operando com as aeronaves: A330, A340 ou A310, dependendo da necessidade e demanda.

As pretensões da empresa portuguesa para 2011 não se restringem apenas ao Brasil: a previsão é de que haja um incremento de 17% em números de rotas na Europa, com seis novos destinos, totalizando 49, entre os quais se destacam Atenas e Viena. Além disso, a TAP está entre as recordistas de transporte de passageiros em 2010, tendo alcançado a marca de nove milhões de pessoas transportadas, o que representa um aumento de 7,7% face ao ano passado. O primeiro recorde da companhia foi atingido em 2008, ano em que a TAP transportou 8,7 milhões de passageiros. A TAP voa para 65 destinos em 31 países e tem, em média, mais de 1.850 voos por semana.

A companhia também vai iniciar ligações a Dusseldorf, Bordéus, Manchester e Dubrovnik. Na Alemanha, a TAP já voa para Frankfurt, Munique e Hamburgo e, com Dusseldorf, atinge um total de 54 ligações semanais. Para França, a TAP já opera para Paris, Nice, Toulouse, Marselha e Lyon, alcançando com a abertura da linha para Bordéus um total de 154 frequências por semana. No Reino Unido, a rota para Manchester vai juntar-se às 70 ligações existentes para Londres, fazendo crescer o total de frequências para 75 semanais.

Também participaram da reunião com o governador Tarso Genro os secretários do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, do Turismo, Abgail Pereira, do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, e do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luiz Augusto Lara.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul