Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe Jonathan Hage, criador das charters schools nos EUA

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 20/05/2019 - Governador Eduardo Leite em reunião com coordenadores do Instituto Cultural Floresta e Sr Jonathan Hage da Charter Schools. Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Leite conheceu conceito da charter schools, escola pública que recebe recurso público, mas é administrada de maneira autônoma - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta segunda-feira (20/5), o fundador do sistema de escolas charter nos Estados Unidos, Jonathan Hage. Com o intuito de revolucionar o sistema educacional norte-americano, o ex-militar criou em 1997 o Charter Schools USA (CSUSA), um tipo de escola pública que recebe investimento governamental, mas é administrada de maneira autônoma. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior também acompanhou a reunião.

O presidente do Instituto Cultural Floresta, Leonardo Fração, convidou Hage para visitar o Brasil a fim de que o empresário pudesse expor a maneira como o sistema funciona. Segundo Hage, a intenção de uma escola charter é proporcionar uma concorrência saudável às escolas públicas e fazer com que jovens carentes tenham alternativa.

“As escolas são gratuitas e aceitam todo o tipo de estudante, com preferência por aqueles oriundos de regiões vulneráveis. Todas as crianças são capazes de aprender. Não é porque uma criança nasceu em uma família de pouca renda que precisa estudar em uma escola precária”, argumentou. O governador agradeceu a visita de Hage e afirmou que concorda com o sistema por ele criado. “Queremos esse modelo aqui. Só porque um serviço é público não significa que precisa ser administrado pelo poder público”, detalhou.

No Brasil, o modelo começou a ser implementado em 2005, no estado de Pernambuco. Há experiências similares no Sergipe, no Ceará, no Piauí, em Goiás, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Vitor Necchi / Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul