Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe representantes da produção agrícola do RS

Publicação:

Governador Eduardo Leite recebeu representantes das instituições e associações Ibraoliva e Ibravin
Representantes de entidades, de empresas e de setores produtivos participaram da reunião - Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta segunda-feira (15/7), representantes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da vinícola Guatambu/Estância do Vinho, representantes das cadeias da maçã e da erva-mate e da Associação Gaúcha de Apicultores. O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, acompanhou o encontro.

Duas instruções normativas publicadas no começo deste mês pelo governo do Estado foram o tema do encontro, que reuniu representantes de produtores de culturas afetadas pelo uso do herbicida 2,4-D.

Aprovadas pelos representantes, as instruções normativas 05/2019 e 06/2019 foram produzidas pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural em conjunto com entidades participantes do grupo de trabalho criado para discutir o tema. Durante o encontro, os representantes pediram alguns ajustes e apresentaram algumas demandas relacionadas ao tema.

O governador Leite agradeceu a disposição dos envolvidos em participar não só de debates a respeito da questão, mas também da busca pelas soluções. O secretário Covatti Filho deixou claro que as questões expostas pelo grupo serão levadas ao grupo técnico responsável pelo tema.

A instrução normativa 05/2019 estabelece o Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade, pelo qual o produtor rural ou representante legalmente habilitado deverá assinar a receita agronômica, ficando ciente de que os produtos agrotóxicos hormonais, inclusive os produtos com ingrediente ativo à base de ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), em caso de deriva, causam grandes prejuízos para as culturas sensíveis. A instrução normativa 06/2019 estabelece o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e regulamenta a aplicação.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, também participou da reunião no Piratini.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul