Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador Leite recebe visita cortesia do cônsul-geral da Itália, Roberto Bortot

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18/09/2019 - Visita de cortesia do cônsul-geral da Itália, Roberto Bortot. Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Ao governador Leite, Bortot exaltou a proximidade cultural entre a Itália e regiões gaúchas - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta quarta-feira (18/9), no Palácio Piratini, o cônsul-geral da Itália, Roberto Bortot. O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rubens Bender, acompanhou a reunião.

O governador aproveitou a visita cortesia para apresentar oportunidades de negócios no RS, como as privatizações e as concessões, bem como para explicar as medidas aplicadas para a retomada econômica do Estado. “A Serra, região que tem uma identidade forte com a cultura italiana, é uma das responsáveis pelo crescimento da indústria gaúcha”, lembrou Leite.

Na capital desde 2018, Bortot exaltou a proximidade cultural entre a Itália e regiões do Rio Grande do Sul, deixando clara a intenção de reforçar as relações entre o país europeu e o Estado. 

O Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos do mundo. Segundo a Fondazione Migrantes, que organiza o Rapporto Italiani nel Mondo, são cerca de 30 milhões de brasileiros. Os imigrantes italianos começaram a chegar ao RS em 1875. Atualmente, o Estado tem cerca de 3 milhões de descendentes do país europeu.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul