Governador Tarso Genro recebe o cônsul da Espanha
Publicação:

O Rio Grande do Sul, por ser um Estado fronteiriço a países de língua espanhola, desperta especial interesse ao governo da Espanha, atento à importância adquirida pelo Brasil no cenário mundial. Representando as intenções do país ibérico, o cônsul-geral em Porto Alegre, Javier Collar, reuniu-se com o governador Tarso Genro, nesta quinta-feira (10), no Palácio Piratini, para intensificar as relações, principalmente na área educacional.
Queremos que se fale mais espanhol no Rio Grande do Sul e que se fale mais português na Espanha, afirmou o cônsul, de olho na visibilidade internacional que será proporcionada pela Copa do Mundo de 2014, da qual Porto Alegre é uma das subsedes. Conforme o diplomata, a cooperação bilateral para o ensino da língua espanhola no Estado, e também da língua portuguesa na Espanha, deverá ser ampliada em todos os níveis, do ensino fundamental ao universitário e atingindo professores e alunos nas redes pública e privada. Para isso, há uma gama de ofertas de bolsas de estudo na Espanha, tanto no âmbito governamental como de instituições privadas.
No Estado, o instituto cultural Cervantes já atua fortemente no apoio ao ensino da língua espanhola, ação reforçada por representantes do ministério da educação daquele país. De acordo com o cônsul, há incentivos também para intercâmbio de estudantes da Espanha no Rio Grande do Sul, que abriga uma população de cerca de 3 mil espanhois.