Governador visita obras de contenção de enchentes em Esteio
Publicação:

O governador Tarso Genro visitou, nesta quarta-feira (14), durante agenda de interiorização, as obras do dique de contenção de enchentes da Avenida Beira Arroio, em Esteio, onde estão sendo investidos R$ 19 milhões do Projeto de Renaturalização do Arroio Sapucaia via PAC I.
Executada pela Metroplan, a obra está com a primeira fase de estudo de concepção concluída. O governador disse que só indo até o local e conversando com as comunidades é possível enxergar as demandas das cidades e dos moradores, como na situação da Avenida Beira Arroio, que em 30 anos já desalojou muita gente durante enxurradas.
O trecho entre a confluência com o arroio Esteio e a ponte sobre a Avenida Presidente Vargas tem 2,3 quilômetros. Além do revestimento de trechos do canal do arroio, serão reassentadas 142 famílias em áreas de risco e recuperada parte da mata ciliar do arroio Sapucaia e uma bacia de reserva na confluência dos arroios Esteio e Sapucaia.
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, salientou que ao todo serão beneficiadas 800 famílias e 5 mil pessoas, o que deve mudar a realidade dessas localidades. "Finamente essas comunidades terão paz e não se assustarão a cada chuva".
A região é uma das que mais sofreu os impactos das enxurradas dos últimos anos, o que se deve a fatores como a localização geográfica – junto aos arroios Esteio, Sapucaia, Guajuviras e do Rio dos Sinos –, além do crescimento urbano desordenado. Inúmeras famílias residiam em áreas de preservação ambiental e havia entulho depositado junto às vias.
Moradora do bairro há mais de 28 anos, Thereza Moura disse que já enfrentou diversas enchentes e que a comunidade está contente com as obras. "Muita gente ficava dentro d'água, já perdemos muitos objetos e às vezes bichos perigosos entravam nas casas".
Em 2012, foi elaborada uma nova lei que pode gerar multa para o descarte irregular de materiais, o que reduziu sensivelmente os focos ao longo do ano passado. Atualmente, os novos investimentos buscam um melhor gerenciamento das águas, através de uma parceria entre prefeitura municipal, Governo do Estado e governo federal, com o compromisso de enfrentar as cheias, elaborar projetos e captar recursos para ações de curto, médio e longo prazo.
Estação de Tratamento e Esgoto beneficiará 211 mil pessoas
Em Sapucaia do Sul, Tarso visitou as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto, no valor de R$ 234 milhões, que beneficiará 211 mil pessoas com o sistema integrado de esgotamento sanitário que vai de Sapucaia à Esteio.
Após a conclusão das obras, o percentual de cobertura de esgoto saltará de 4,3% para 90,5% em Esteio, e de 4,6% para 47,6%, em Sapucaia do Sul.
Os recursos são do PAC I e II. O primeiro inclui a construção de 130,02 quilômetros de redes coletoras, três estações elevatórias, ramais prediais ligados a 18.209 economias e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), beneficiando 177 mil pessoas. No segundo, está prevista a construção de redes coletoras e estações elevatórias, além de melhorias na ETE, beneficiando mais 72 mil pessoas.
Além dos ganhos em saúde, as obras devem melhor significativamente a qualidade das águas da Bacia do Rio dos Sinos.
Texto: Aline Heberle
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305