Governador vistoria obras do Programa Avançar em Uruguaiana

Leite   vistoria obras Uruguaiana
Uma das obras vistoriadas pelo governador em Uruguaiana foi o recapeamento asfáltico da rua Flores da Cunha - Foto: Gustavo Mansur/Secom

O governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, vistoriaram, neste domingo (26/2), obras realizadas com recursos do Programa Avançar em Uruguaiana, na Fronteira Oeste.

Três importantes vias da cidade receberam recapeamento asfáltico e estão em fase de finalização: a avenida Setembrino de Carvalho, na entrada para o Aeroporto Rubem Berta, a rua Flores da Cunha, via de ligação centro-bairro, e a rua 15 de Novembro, que dá acesso à BR-472.

O Estado destinou R$ 2 milhões em recursos do programa Pavimenta, no âmbito do Avançar, e o município deu uma contrapartida de R$ 395 mil, totalizando R$ 2,395 milhões em investimento.

“O que eu mais quero, como governador deste Estado, é poder destinar recursos, apoiar para que os municípios se tornem lugares melhores, onde as pessoas tenham prazer de viver”, disse o governador.

Conforme Mallmann, o Pavimenta já destinou R$ 375 milhões para obras em todo o Estado. “O Pavimenta é um dos grandes programas municipalistas do governo do Estado. A população, junto com a administração municipal, define onde e que tipo de pavimentação será feita, e o Estado aporta recurso para realização da demanda, proporcionando mais qualidade de vida à comunidade”, explicou.

Saúde

Após a vistoria das obras de pavimentação, o governador visitou duas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF). Localizada no bairro Centro, a ESF 23 foi construída em parte com recursos provenientes do Tesouro do Estado em dezembro de 2021, quando o Executivo quitou dívidas com os municípios referente ao período de 2014 a 2018. Uruguaiana recebeu R$ 3,7 milhões.

Leite   Uruguaiana   Estrate?gia Sau?de da Fami?lia   ESF 6
Leite reunido com a equipe da Estratégia Saúde da Família 6, no bairro São João - Foto: Gustavo Mansur/Secom

A ESF 6, no bairro São João, foi reformada e adaptada com o repasse de R$ 110 mil efetuado para que ela atuasse na Rede Bem Cuidar, que qualifica a atenção primária à população do Rio Grande do Sul.

O governador estava acompanhado do seu namorado, Thalis Bolzan, da secretária de Comunicação, Tânia Moreira, do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, e do presidente da Câmara de Vereadores, Joalcei Gonçalves.

Texto: Camila Martins/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom