Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora abre desfile do 20 de Setembro com o tema Nossos símbolos: nosso orgulho!

Publicação:

A governadora, Yeda Crusius, acompanhada do comandante-geral da Brigada Militar, Cel. Paulo Roberto Mendes, passa a tropa em revista momentos antes do desfile em homenagem à Semana Farroupilha.
Yeda Crusius assiste ao desfile do 20 de Setembro - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

A maior festa da tradição da cultura popular do Rio Grande do Sul, começou às 8h30min deste sábado (20) com a chegada da governadora Yeda Crusius na avenida Edvaldo Pereira Paiva - Beira-Rio - junto ao Parque Marinha do Brasil. Ela chegou em um veículo aberto, pilchada e acompanhada do chefe da Casa Militar coronel Joel Prates Pedroso, num Ford Stutz. Yeda realizou revista às tropas e recebeu as honras militares. Logo após a chegada ao palanque, uma grande queima de fogos de artifício sinalizou o início do desfile.

Com o tema Nossos símbolos: nosso orgulho! o desfile desse 20 de setembro reúne mais de mil participantes em sua parte temática e outras duas mil pessoas ë 111 piquetes. Mais de 100 mil pessoas acompanham o desfile farroupilha, segundo o presidente do Movimento de Tradiçao Gaúcha, MTG e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilha, Oscar Gress, é a maior comemoração farroupilha desde 1958. O presidente do IGTF, Manoelito Savaris, afirmou que este momento representa Uma contaminaçao social aflorando o sentimento nativista com mais força entre os gaúchos, disse.

São 13 carros temáticos que de forma didática e pedagógica direpresentam os símbolos oficiais e afetivos dos gaúchos. Conforme a governadora, o desfile deste ano, ao trabalhar com símbolos que significam todos os feitos ao longo da história, Firma principalmente entre a juventude os valores que levaram homens e mulheres a uma guerra de dez anos, a maior de toda história das Américas destacou.

De acordo com o secretário do Turismo Esporte e Lazer, Heitor Gularte, o modelo das comemorações do desfile farroupilha é um sucesso: Transformaram o evento num grande produto turístico. Ele mostra de forma didática e pedagógica a cultura e a tradição gaúcha, afirmou.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul