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Governadora apóia construção do Trensurb até Novo Hamburgo

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A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius e o secretário da Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade em audiência com a comissão especial pró-Trensurb.
Pró-Trensurb - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
A expansão do Trensurb até Novo Hamburgo foi a reivindicação levada, nesta segunda-feira (16), à governadora Yeda Crusius. Uma das obras mais esperadas na área metropolitana, a ampliação do trajeto do metrô de superfície vem sendo solicitada não somente por políticos de Novo Hamburgo, mas principalmente pela população. Se construído o novo trecho, o Trensurb transportará mais 30 mil pessoas por dia. É uma necessidade da região, afirmou a governadora. Ela assegurou seu apoio à luta pelo início das obras aos integrantes da Comissão Especial Pró-Trensurb da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo que foram até o Palácio Piratini. Se não fizermos nada não conseguiremos a expansão do trem, observou a governadora, que se colocou à disposição para levar adiante a luta para construção da linha até Novo Hamburgo. Yeda disse que, além de apoiar a obra, por todos os benefícios que trará a população da região do Vale dos Sinos, disse que, quando deputada trabalhou para a ampliação de duas obras que considerava essenciais para o Rio Grande do Sul: o Trensurb e o porto de Rio Grande. Yeda ressaltou que o governo estadual continua lutando para que a ampliação da linha do Trensurb até Novo Hamburgo seja iniciada em breve. Para isso, a governadora solicitou a inclusão do Trensurb no PAC para evitar o estrangulamento viário e desenvolver a região. Para que seja liberada a verba para expansão do trem pelo governo federal, o Tribunal de Contas do Estado deve dar seu aval, o que deve ocorrer na próxima quarta-feira (18). Devemos aguardar o resultado do julgamento do Tribunal de Contas, disse a governadora. Acrescentou que o governo do Estado será parceiro, no que for possível, do governo federal para que a obra seja logo iniciada. Comissão O Presidente da Comissão Pró-Trensurb da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso, reiterou à governadora a necessidade de expandir a linha do trem até o município. Como justificativa destacou a importância da locomoção para a população e para o desenvolvimento da região. Não dá mais para contar somente com a BR 116, que está com o trânsito estrangulado. A audiência com a governadora, segundo Cardoso, é fundamental para o apoio à luta que a comunidade de Novo Hamburgo vem mantendo para levar o trem até o município. O fato de a governadora manifestar publicamente seu apoio à expansão do trensurb desde o seu mandato de deputada e, recentemente, em audiências com o governo federal, solicitando a inclusão da obra no PAC é de extrema importância para que a obra seja liberada, destacou o vereador. Cardoso explicou que são necessários R$ 600 milhões para a execução dos nove quilômetros que faltam a execução da obra até Novo Hamburgo. Também o vereador Gerson Peteffi enfatizou a necessidade de levar o trensurb até Novo Hamburgo. Trata-se de uma das obras de maior significado para o desenvolvimento da Região Metropolitana, considerou o vereador. Disse ainda que já estão concluídos os estudos sobre o impacto cultural e econômico que a obra causará no local de sua construção. O apoio do governo do Estado - como o que foi dado hoje - e há muito tempo - pela governadora Yeda Crusius é fundamental para que a chegada do trensurb até Novo Hamburgo logo seja uma realidade, enfatizou. Apoio Segundo o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, que participou da audiência, o Rio Grande do Sul está atrasado em relação à ampliação do Trensurb, pois a obra já deveria ter sido realizada. De acordo com o secretário, o governo do Estado apóia totalmente a construção da conclusão do seu eixo original norte, até Novo Hamburgo. Hoje a Região Metropolitana sofre um gargalo logístico na área de transporte, principalmente de pessoas, e o Trensurb, que é um metrô de superfície, traz garantia de segurança e rapidez para o trabalhador, com tarifas extremamente acessíveis. E isso irá melhorar a vida das pessoas e da economia estadua, avaliou. Andrade falou ainda sobre o projeto do metrô para a região metropolitana. Este é um projeto amplo. O eixo norte é o que vai de Porto Alegre a Novo Hamburgo. A linha dois do Trensurb - que possui alguns estudos com traçado inclusive dentro de Porto Alegre, com o metrô subterrâneo - interliga o Trensurb à região do eixo leste da Região Metropolitana, levando o trem aos municípios de Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí.
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