Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora apresenta livro que conta história da Casa Branca de Esteio

Publicação:

Durante o lançamento da Expointer 2010, nesta quarta-feira (30) em Esteio, Yeda Crusius aproveitou para apresentar o livro que conta a história da Casa Branca, sede do Governo no Parque de Exposição Assis Brasil durante a feira. É uma obra que valoriza o
Governadora apresenta livro que conta história da Casa Branca de Esteio

Durante o lançamento da Expointer 2010, nesta quarta-feira (30) em Esteio, Yeda Crusius aproveitou para apresentar o livro que conta a história da Casa Branca, sede do Governo no Parque de Exposição Assis Brasil durante a feira. É uma obra que valoriza o passado e representa um registro do porquê transferimos a sede da administração durante sete dias para Esteio, afirmou.

O livro aborda desde as raízes da Expointer, em exposições realizadas no final do século 19 e início do século 20, até sua efetivação no Parque Assis Brasil. A Casa Branca foi a antiga sede da fazenda de Osvaldo e Celina Kroeff. Era uma fazenda modelo, que tinha altos indicadores de produtividade, destacou o economista e historiador Eugenio Lagemann, responsável pela pesquisa e textos da publicação. É um patrimônio diferenciado que o Governo deu a importância necessária e fez um registro histórico, completou.

Atualmente, a administração estadual tem sedes em Porto Alegre, Canela e Esteio. Com arte e diagramação do Núcleo de Criação e Arte da Emater, e impresso pela Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag), o livro tem 41 páginas ilustradas com fotos e com apurada pesquisa histórica sobre a maior feira do agronegócio da América Latina. O lançamento oficial da obra deve ocorrer durante a Expointer deste ano.
Texto Guilherme Flach

Portal do Estado do Rio Grande do Sul