Governadora cria força-tarefa para otimizar prestação de serviços da Cesa
Publicação:
A governadora Yeda Crusius assinou Decreto de Lei nº 46.995, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (12), instituindo uma Força Tarefa para atuar na Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), na apuração de processos e procedimentos. A medida considera a necessidade de otimização do sistema operacional e dos serviços prestados pela Companhia, considerando as novas diretrizes referentes à armazenagem de grãos e a importância dela aos milhares de agricultores dependentes dos pontos de atendimento.
A Força Tarefa terá 180 dias para preparar a empresa para atuar dentro de novos parâmetros de funcionamento. Com 57 anos de funcionamento, desde 15 de outubro de 2009 a Cesa deixou de constar no Cadastro Informativo de Créditos Não-quitados do Setor Público Federal (Cadin) e voltou a estar habilitada a participar de programas nacionais em benefício direto de milhares de pequenos e médios produtores do Rio Grande do Sul.
A Cesa, após um período de reestruturação, onde foram adotados programas de gestão, se recolocou no caminho do desenvolvimento, afirmou a governadora. Yeda Crusius destacou, ainda, que os números vêm provando que ela voltou a ser viável e superavitária. O passo seguinte é prepará-la, dentro das novas diretrizes, para que seja indutora do crescimento e do desenvolvimento dos pequenos produtores gaúchos, disse.
Uma das preocupações do governo foi reestruturar a Companhia, começando pela regularização das dívidas e a repactuação do passivo. Com a colocação em dia de débitos atrasados com Receita Federal, INSS, FGTS e prefeituras, referentes a passivos de mais de 15 anos, a Cesa voltou a ter acesso a programas como os de armazenagem, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento, e a programas de aquisição de alimentos. A melhoria de gestão e a constante busca pela qualidade nos processos - iniciada no primeiro dia do atual governo nos órgãos estaduais - prosseguirá em 2010.