Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora inaugura novo local de ensaios da Ospa no Cais Mauá

Publicação:

A governadora Yeda Crusius discursa durante a solenidade de inauguração do Espaço da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no Cais do Porto Mauá, em Porto Alegre.
Yeda Crusius inaugura novo local de ensaios da Ospa no Cais do Porto - Foto: Paula Fiori / Casa Civil / Palácio Piratini

Com a benção do arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, a governadora Yeda Crusius inaugurou, nesta sexta-feira (19), o novo local de ensaios da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa): o Espaço da Ospa, localizado no Armazém A 3 do Cais Mauá, do porto da Capital. Dois fatos marcaram a cerimônia. Um deles foi quando o regente titular da Ospa, Isaac Karabtchevsky, anunciou e foi aplaudido: O meu título de eleitor do Rio de Janeiro vai ser transferido para o Rio Grande do Sul porque eu quero votar na minha governadora. O outro foi quando Yeda recebeu aclamação ao dizer: Já estamos em condições de analisar a abertura de concurso para músicos da Ospa.

De acordo com Yeda, o Espaço da Ospa - um amplo local totalmente adaptado, climatizado, com pintura, iluminação e outras melhorias - é a primeira obra de revitalização do Cais Mauá. Quando a Ospa ensaiava no Palácio Piratini, foi um período riquíssimo para nós, recordou a governadora. Yeda recebeu aclamação ao anunciar: Já estamos em condições de analisar a abertura de concurso para músicos da Ospa.

O regente Karabtchevsky elogiou Yeda e disse que irá transferir seu título eleitoral para Porto Alegre. Quero votar em uma pessoa que tem sensibilidade para a música e, entre a classe política, é uma raridade essa sensibilidade e empatia com os problemas que tem uma Orquestra Sinfônica, ressaltou o maestro para acrescentar o apoio dado por Yeda. Até para os problemas de sobrevivência, sempre contamos com você, com a sua garra e sensibilidade. Eu não daria o meu voto a outra pessoa que não fosse você, garantiu.

Para o diretor-presidente da Ospa, Ivo Nesralla, Yeda cumpriu uma promessa. Quando se iniciou a reforma no Palácio Piratini, a governadora disse que jamais deixaria a Ospa na mão. De maneira muito inteligente, o que lhe é peculiar, pediu ao secretário de Administração, Elói Guimarães, para que ele escolhesse um lugar comigo. Percorremos muito e, felizmente, terminamos aqui. Fomos muito bem recebidos pela direção do Cais. Segundo Nesralla, a presença da Ospa no Cais Mauá, além de estar próxima do futuro Teatro da Ospa, representa a retomada e conquista do Cais, que se dá pela Orquestra, patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

Investimentos
Karabtchevsky, como Nesralla, ressaltou ainda a importância da grande janela no Armazém, com vidro transparente, que permite aos músicos ensaiarem vendo o rio Guaíba. Muito obrigado, governadora. Vamos ter uma temporada brilhante este ano.

Yeda comparou tanto o Cais Mauá quanto a Ospa, a patrimônios culturais. Citou que o Cais, de patrimônio da natureza, passou a ser patrimônio cultural. Quando chegar a licença da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac) vamos escrever um edital, fazer a licitação, e uma empresa ou consórcio vai transformar este local em espaço cultural de vivência. O Espaço Ospa recebeu investimento de R$ 300 mil, com apoio do Banrisul.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul