Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora institui o comitê que prepara o Estado para ser subsede da Copa 2014

Publicação:

Governadora Yeda Crusius, durante solenidade de assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre para regular a composição do Comitê Executivo RS 2014 e os atos de designação dos membros do Comitê Executivo RS
Yeda Crusius assina termo de cooperação em prol da Copa 2014 - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

Com a chance de o Rio Grande do Sul ser uma das subsedes da Copa do Mundo 2014, a governadora Yeda Crusius instituiu, na manhã desta terça-feira (14), no Salão Negrinho do Pastoreiro do Palácio Piratini, o comitê executivo e o grupo de trabalho da Copa que poderá vir ao Brasil. A comissão, formada por representantes de órgãos do governo do Estado e da prefeitural de Porto Alegre, tem a tarefa de elaborar e executar o planejamento estratégico para realizar as obras necessárias para que o Rio Grande do Sul venha a abrigar jogos do mundial. Esta possibilidade envolve não apenas interesse esportivo, mas também importância social, política e econômica.

 Com essa perspectiva, não mediremos esforços nem perderemos tempo algum. Estamos juntos na articulação de todas as forças capazes de intervir nesse processo. A união dos gaúchos será invencível, temos certeza. Vamos extrair o máximo benefício que essa oportunidade nos proporcionará, para mobiliza-nos a expectativa dos benefícios que vamos colher, com os investimentos que são necessários para a realização deste evento, disse.

Yeda Crusius ressaltou, ainda, a posição do Estado no conesul, que faz com que a qualidade do futebol e a imensa legião de aficionados nos países vizinhos determinem Porto Alegre como sede natural para a Copa. Mas é preciso também cumprir vasto ritual. Para Emídio Perondi, representante da Federação Gaúcha de Futebol, o Estado não poderia ficar fora do espetáculo da Copa do Mundo. Com as forças vivas que temos no Rio Grande do Sul, tenho certeza que podemos fazer um grande papel. A base de tudo isso é o grupo de trabalho que hoje se forma, falou.

Próximos passos
O próximo passo para fazer o Estado ser subsede da Copa 2014, será nesta quarta-feira (15), em que o comitê executivo e o grupo de trabalho se reunirão com a equipe da Associação Brasileira da Infra-Estrutura da Indústria de Base (Abdid), responsável pela inspeção técnica das cidades candidatas a sediar jogos.

Esta associação fará um levantamento de infra-estrutura e do que será preciso para trazer a Copa do Mundo. No próximo dia 12 de dezembro, a Abdib entrega um relatório com o que foi levantado e até 15 de fevereiro entrega o documento definitivo. Com isso, em março será a decisão das sedes.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul