Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora lança campanha de atenção a portadores de doença falciforme

Publicação:

A governadora Yeda Crusius lançou, nesta sexta-feira (15) à tarde, em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a Campanha Estadual Conhecendo a Doença Falciforme e fez apresentação da Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas Portadoras da Doença Falciforme.

Com a coordenação do Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria da Saúde, este programa de políticas públicas é destinado a identificar portadores da doença e oferecer assistência médica, psicossocial e medicamentos especiais e imunobiológicos necessários. Dessa maneira, o governo do Estado pretende reduzir a morbimortalidade e promover a longevidade com qualidade de vida às pessoas com doença falciforme.

A anemia falciforme é uma doença genética hereditária, causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, que perdem a forma de disco, ficam enrijecidos e deformados, e tomam a forma de foice.

Estes glóbulos alongados não conseguem passar através dos pequenos vasos sangüíneos, bloqueando a circulação do sangue em diversas partes e tecidos do corpo humano. Como resultado, os portadores sentem dor intensa, ficam mais suscetíveis a infecções e lesões orgânicas. Em alguns casos, ocorre morte precoce.

Estima-se que no Brasil uma em cada cem pessoas apresente as alterações genéticas decorrentes da doença, que atinge principalmente indivíduos descendentes de afro-brasileiros. É válido lembrar que a anemia falciforme afeta pessoas diferentes de diversas maneiras e não segue nenhum padrão fixo. Alguns pacientes só têm sintomas leves, com menos de uma crise por ano, enquanto em outras os sintomas são mais severos, com mais de uma crise por mês.

(AGUARDE MATÉRIA COMPLETA)

Portal do Estado do Rio Grande do Sul