Governadora recebe homenagem de reservistas da BM por ações de reforço à Segurança
Publicação:

Reunidos em frente ao Palácio Piratini, cerca de 400 integrantes do Movimento Pró-Efetivo da Brigada Militar (BM) prestaram homenagem à governadora Yeda Crusius, nesta quinta-feira (16) à tarde, em agradecimento pelo governo estadual ter acolhido o desejo de ex-integrantes da corporação de voltar a atuar no policiamento. Os manifestantes entregaram uma obra-retrato da governadora com os dizeres A Face Estruturante do Rio Grande do Sul.
Ao cumprimentar os reservistas e agradecer pela distinção, Yeda informou que os estudos técnicos do projeto de reaproveitamento dos PMs inativos está em fase final de formatação pela Subchefia Jurídica e Legislativa da Casa Civil. A ideia, para não onerar os cofres da previdência estadual, é de que cerca de 800 reservistas possam ser integrados em sistema de convocação transitória. Eles reforçariam os quadros administrativos da BM e com isso os efetivos que estejam nessas funções seriam liberados para os serviços ostensivo e de inteligência. A medida necessitará de regulamentação na Assembleia Legislativa.
Por parte do governo, já é decisão tomada. Nos comprometemos para que o mais rápido possível os reservistas possam estar a serviço da população em todo o Rio Grande do Sul. Trata-se de uma iniciativa de grande valor, de pessoas que já trabalharam e querem continuar a trabalhar. É um exemplo para todos nós, afirmou a governadora, sob uma salva de palmas dos manifestantes.
O presidente do Movimento Pró-Efetivo da BM, Olivério Nunes Bolina, ressaltou ainda as demais ações do governo em favor da segurança pública, através do Programa Estruturante Cidadão Seguro. O governo Yeda Crusius bateu o recorde de contratações de policiais militares, está investindo como há muito não se via em novos equipamentos e aumentos salariais. Temos no governo uma heroína de verdade, demonstrando, além de competência, sensibilidade em relação às carências da segurança pública, disse ele.
Para os órgãos de Segurança, até o momento, o governo do Estado já adquiriu 1009 viaturas e nomeou 3.400 servidores. Neste ano, abriu concurso para 3 mil PMs, 157 delegados e 250 escrivães de Polícia. Em 2010, haverá concurso para contratação de mais 4 mil PMs. No total, a qualificação da Segurança Pública, incluindo a reestruturação do sistema prisional, terá investimentos de R$ 462 milhões até 2010.