Governadora sanciona projeto para criação de Plano de Empregos, Funções e Salários para Fundação Zoobotânica
Publicação:
A governadora Yeda Crusius sancionou o Projeto de Lei 060/2010, de autoria do Executivo, que institui o Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundação Zoobotânica, aprovado pelo Legislativo por unanimidade. A Lei 13.420 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Com o plano será possível suprir a insuficiência no número de funcionários que compõem o quadro da Fundação para melhorar a prestação de serviços e a manutenção plena de suas atividades institucionais.
A Fundação Zoobotânica, vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), atua desde 1972 na área científica ambiental. Dentre as principais finalidades estão pesquisa e conservação da fauna, da flora e dos ecossistemas gaúchos, a manutenção, em coleções científicas, de espécimes testemunhos ambiental.
Ao longo dos seus 36 anos, a FZB acumulou importante patrimônio científico, hoje avaliado em mais de R$ 63 milhões, em coleções de espécimes biológicos e material paleontológico. Tem lugar de destaque e reconhecimento entre as inúmeras instituições científicas estaduais, brasileiras e mesmo internacionais.
O projeto de lei sancionado pela governadora permitirá a realização de concursos para contratação de novos funcionários, que até então estava suspensa. A situação ameaçava a integridade do patrimônio científico da instituição devido à falta de pessoal, acarretava em prejuízo às atividades de pesquisa em biodiversidade, manejo, conservação e uso sustentado dos ecossistemas e recursos naturais do Estado.
Com o Plano, os trabalhos de pesquisa, projetos e atividades de educação ambiental poderão seguir em frente com a estrutura necessária para um desenvolvimento eficaz. A medida fortalece a preocupação do nosso governo com o meio ambiente, afirmou Yeda Crusius.