Governança, Junta Comercial e Sebrae ampliam parceria para facilitar a vida do empreendedor gaúcho

gastaloutra
Convênio foi assinado na sede da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) - Foto: Priscila Ely/SGGE

Um novo convênio entre Junta Comercial (JucisRS) e Sebrae foi assinado nesta sexta-feira (15) na sede da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). O objetivo é ampliar a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples) nos municípios gaúchos.

Atualmente, 160 cidades estão integradas ao sistema que facilita a abertura de empresas, com mais agilidade e menos burocracia. Todos os órgãos estaduais que emitem permissões para se abrir um negócio no Estado já estão integrados – JucisRS, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda. Estima-se que 78% das empresas existentes foram beneficiadas com a RedeSim.

Conforme o presidente da JucisRS, Itacir Flores, a meta é alcançar todos os 497 municípios com a RedeSim até o final de 2022. "A assinatura dessa parceria permitirá que alcancemos mais 100 cidades somente neste ano", declarou.

Ações com esse enfoque fizeram o Brasil avançar 16 posições no ranking do Banco Mundial, que compara o ambiente de negócios em 190 países do mundo. O país passou do 125º para o 109º lugar, em 2018. "A continuidade do convênio é importante para o ambiente dos negócios no RS. Estimula o desenvolvimento econômico e a geração de emprego", afirmou o gerente nacional da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, João Marcos Amaral.

A digitalização do acervo de documentos da JucisRS também é uma das ações da RedeSim. Desde 2014, já foram mais de 18 milhões de imagens digitalizadas. "O conceito de desburocratização é o que norteia nossa gestão. Estamos buscando isso com o Governo 100% Digital. Por isso, a SGGE é parte do Conselho de Desburocratização do Estado e participa desses processos tão relevantes para facilitar a vida dos gaúchos", disse o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

Texto: Lucas Barroso/SGGE
Edição: André Malinoski/Secom