Governo age para atenuar impacto econômico nos negócios, e outras medidas adotadas nesta quinta, dia 26

Coronavírus card combate 1
-

O governo do Estado segue trabalhando em medidas que visam atenuar os efeitos da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (26/3), foram anunciadas mudanças administrativas para facilitar a obrigação dos contribuintes com o fisco estadual.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, como está fazendo diariamente no início da tarde, o governador Eduardo Leite detalhou as medidas administrativas envolvendo a Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual. O intuito é simplificar obrigações para atenuar as perdas econômicas gerados pelo coronavírus.

"As restrições que estamos impondo não são um capricho ou um luxo, são feitas porque é o que é recomendado mundialmente para que tenhamos menor circulação do vírus no RS. Todas essas iniciativas consideram as dificuldades econômicas que podem surgir como consequência dessas restrições", disse Leite.

O governo do Estado também assinou nesta quinta (26) a habilitação de 95 leitos de cuidados prolongados em cinco hospitais nos municípios de Ajuricaba, Alecrim, Marcelino Ramos, Palmitinho e São João do Polêsine. Os leitos irão reforçar a assistência hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado e integram o esforço no combate ao coronavírus.

Ainda na área da saúde, o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) contará com a parceria do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a realização de testes de diagnóstico de Covid-19. Serão feitos de 400 a 500 exames por dia.

Dando prosseguimento às reuniões com prefeitos para passar orientações e verificar como está o combate à pandemia no interior, o governador Leite anunciou que, nesta sexta-feira (27/3), terá videoconferência com Eduardo Freire, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e os presidentes das 27 entidades regionais que integram a entidade.

Texto e edição: Secom