Governo ajuda empresas gaúchas a viabilizarem ajuda humanitária ao Haiti
Publicação:

O governo do Estado, através da Defesa Civil, está tomando uma série de medidas que possibilitem aos gaúchos prestar ajuda humanitária ao povo do Haiti. Nesta segunda-feira (25), no Centro Administrativo Fernando Ferrari ( Caff), a governadora Yeda Crusius recebeu os representantes da empresa HT Nutre Alimentos Ltda, do município de Camaquã. Eles mostraram um caminhão com a bandeira do Rio Grande do Sul, contendo a primeira parcela de uma doação total de 18,5 toneladas de proteína texturizada de soja, em pacotes de 500 gramas, para distribuição à popução do Haiti.
Quero agradecer aos diretores e funcionários dessa empresa gaúcha que, através dessa doação que carrega a bandeira do Rio Grande do Sul, unindo governo gaúcho e inciativa privada, está materializando a solidariedade a esse povo sofrido nessa sequência de catástrofes que destruíram aquela comunidade, afirmou Yeda Crusius.
Esta é a primeira parte de doação com o símbolo do Rio Grande do Sul que será descarregada diretamente no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde concentra-se o envio da ajuda humanitária brasileira para o Haiti. Segundo o Major Aurivan Chiocheta, da Subchefia da Defesa Civil, também está sendo processada a doação de uma carga de 1000 bombonas de água mineral de 20 litros cada por uma empresa de Porto Alegre, que optou por não ser identificada, fazendo a doação de forma discreta.
O governo do Estado contibuirá com doações de ítens necessários através da não cobrança de ICMS, por se tratar de uma modalidade de exportação que fica isenta do imposto e ajudará as empresas no processo de remessa para o Haiti.