Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo apresenta dados sobre a evolução das operações de crédito rural no RS

Publicação:

Um documento divulgado, nesta quarta-feira (02), durante a apresentação do balanço preliminar do Plano Safra Estadual 2011/2012, mostrou a evolução das operações de crédito rural no Rio Grande do Sul entre 2010 e 2011. O documento foi preparado pela Assessoria Superior do Governo do Estado, tendo como fonte o Anuário Estatístico de Crédito Rural, publicado pelo Banco Central com base nas informações fornecidas pelas instituições de crédito.

As instituições estaduais oficiais foram as que apresentaram o maior crescimento no valor (31%) e no número (45%) das operações contratadas no segundo semestre de 2011, em relação a igual período do ano anterior. Todas as demais registraram crescimento acima da média nacional, exceto os bancos privados, que praticamente não aumentaram o valor de suas operações. Mesmo com esta evolução, a participação das instituições oficiais no valor total dos financiamentos manteve-se em 2%.

O documento revela que houve um crescimento de 3% dos valores do conjunto das operações de crédito contratadas entre 1º de julho e 31 de dezembro do ano passado. Este resultado é inferior ao verificado, em nível nacional, com aumento de 9% em relação a igual período de 2010. Desta forma, a participação do Rio Grande do Sul no total das operações caiu de 17% para 16%. Segundo o levantamento, entre 2010 e 2011 houve um crescimento de 1% nos valores financiados no Rio Grande do Sul em contraste com um aumento significativo destes números em nível nacional que atingiram 10%.

Custeio
As operações de custeio, com um crescimento de 9%, entre os de 2010 e 2011, foram as responsáveis pela relativa estabilidade dos valores financiados no Rio Grande do Sul, uma vez que as operações de investimento praticamente não evoluíram em termos de valores e as de comercialização apresentaram retração de 13% neste quesito. O indicador de investimentos no RS contrasta com os resultados obtidos em nível nacional, que apresentaram crescimento de 11% no mesmo período.

Pronaf
Já as operações ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) cresceram em ritmo acelerado (13%) no Rio Grande do Sul, entre os anos 2010 e 2011. Para a Assessoria Superior, isto foi impulsionado, especialmente, pelas operações de custeio, cujos valores aumentaram 16% em relação ao ano anterior. Os valores financiados no RS cresceram em ritmo superior àqueles operados em nível nacional para todas as finalidades (custeio, investimento e comercialização). Desta forma, cresceu a participação do RS no conjunto dos financiamentos do Pronaf.

A Assessoria Superior conclui que os financiamentos realizados junto aos agricultores familiares contribuíram fortemente para que os valores financiados pelo conjunto dos produtores e cooperativas não apresentassem redução de valores nos anos de 2010 e 2011. Observe-se, porém, que este crescimento ocorreu apesar da redução do número de contratos, o que também acontece em nível nacional em diferentes proporções, destaca o documento.

Texto: Roger da Rosa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul