Governo assina portaria que regulamenta a produção do queijo serrano
Publicação:
Há cerca de 20 anos, produtores da região serrana fabricam um queijo artesanal denominado queijo serrano. Ele é vendido apenas informalmente, dentro dos limites dos 11 municípios onde é produzido. Também muito tempo faz que esses produtores vêm tentando regulamentar a fabricação da especiaria, nos moldes do que ocorre em alguns estados brasileiros, como o queijo branco em Minas Gerais.
Neste ano, os produtores se reuniram com o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, levando o titular a providenciar a criação de um grupo de trabalho para verificação de possibilidades e adequações, sempre atendendo as normas sanitárias. A ação deu certo e, nesta quarta-feira (15) será publicada no Diário Oficial do Estado uma portaria assinada pelo secretário Gilmar Tietböhl permitindo e regulando a fabricação do queijo artesanal serrano.
É mais uma etapa cumprida em prol do desenvolvimento do setor agropecuário, comenta Tietböhl. A importância deste termo que regulamenta a produção do queijo está sendo conhecida nesta quarta-feira (15), em Bom Jesus, em almoço que se realiza na sede da AABB do município. Devem comparecer prefeitos, produtores e representantes de instituições das 11 cidades que formam a região fabricante do queijo artesanal serrano: Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Ipê, Campestre da Serra e Muitos Capões.