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Governo atua para garantir retorno de serviços essenciais no Vale do Taquari

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Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
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O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), vem atuando para garantir o retorno e a manutenção de serviços considerados essenciais para a população do Vale do Taquari na área de infraestrutura – energia elétrica, telefonia e abastecimento de água.

A ação começou durante as enchentes que atingiram a região no início de setembro e foi retomada após os novos temporais que ocorreram na madrugada deste sábado (18/11). O governo mantém contato com as empresas CEEE Equatorial, CPFL, RGE Sul e Certel (energia), Aegea (abastecimento de água) e Tim, Vivo, Claro e Oi (telefonia).  

“A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, por meio da criação de um grupo integrado com a Casa Civil, está trabalhando de forma concatenada e unificada junto com as empresas de energia, telefonia e água, para que o serviço seja retomado o mais rápido possível. A intenção também é alinhar a comunicação para que a falta de energia, por exemplo, não afete o abastecimento de água”, garantiu a titular da Sema, Marjorie Kauffmann. 

Emergência Ambiental 

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também atua de forma concatenada com os demais órgãos ambientais para garantir a segurança da população que vive nas áreas de risco. A equipe da Emergência Ambiental do órgão está em alerta e recebendo informações em tempo real das hidrelétricas que ficam localizadas no curso do Rio Taquari e adjacentes. Os níveis dos rios são monitorados durante 24 horas por meio da Sala de Situação. 

Texto: Vanessa Trindade/Sema
Edição: Vitor Necchi/Secom

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