Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo autoriza contratação de 108 agentes para a Fundação de Atendimento Socioeducativo

Servidores qualificarão o atendimento prestado a jovens e adolescentes em cumprimento de medida

Publicação:

card2023 Sistemas Penal e Socioeducativo
-

Para qualificar o sistema socioeducativo, o governador Eduardo Leite autorizou a contratação, nesta sexta-feira (21/2), de 108 agentes socioeducadores que realizaram o concurso público de 2022 e ingressarão na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

Inicialmente, o edital estimava 50 vagas para o cargo, mas com a previsão da abertura de novas unidades e a necessidade de suprir as demandas, o governo dobrou o número de contratados.

"Essa autorização para contratação é uma medida fundamental para fortalecer o atendimento socioeducativo, garantindo mais segurança e qualificação no trabalho desenvolvido junto aos jovens em cumprimento de medida. O concurso previa 50 vagas, mas ampliamos esse número para mais do que o dobro, o que vai permitir aprimorar o atendimento, já que há ainda a abertura de novas unidades em breve", afirmou o governador. "No fim de janeiro, assinei a nomeação de 504 novos servidores para a Polícia Penal e, no início de fevereiro, autorizei o chamamento de 2,7 mil novos servidores para as instituições da Segurança Pública. Agora, a contratação para a Fase reforça o nosso compromisso com a reposição de efetivo e valorização profissional, para garantir um Rio Grande mais seguro", acrescentou o governador.

Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o chamamento é um importante passo para o sistema socioeducativo. “A nomeação de 108 novos agentes socioeducadores qualifica ainda mais o atendimento prestado aos jovens e adolescentes em cumprimento de medida, reforçando o quadro da Fundação também em um momento importante para a instituição, com a proximidade da conclusão das obras do Case Osório.”

O concurso da Fase foi o segundo realizado no Estado com vagas destinadas a pessoas trans. No primeiro, uma pessoa trans foi admitida na vaga de assistente administrativo. Para o cargo de agente socioeducador, três candidatos foram aprovados.

“A chegada dos novos servidores será fundamental para reforçar o trabalho desempenhado nas oito regionais do Estado. Estamos preparados para acolher os novos colegas e reforçamos o nosso compromisso com a qualificação permanente do nosso quadro de profissionais”, destacou o presidente da Fase, José Stédile.

O processo seletivo é destinado ao provimento de empregos vagos e dos que vagarem no prazo de validade do certame nas regionais da Fase em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, Santo Ângelo e Uruguaiana, bem como em novas unidades com previsão de abertura.

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul