Governo autoriza dragagem de raia de remo para atletas olímpicos
Publicação:

O governador José Ivo Sartori assinou convênio com o clube Grêmio Náutico União (GNU), nesta sexta-feira (1º), para dragagem e desassoreamento da raia de remo junto à Ilha do Pavão, no Delta do Jacuí, considerada uma das melhores do Brasil para a prática de remo. Os serviços serão feitos pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). O local serve de centro de treinamento oficial da Confederação Brasileira de Remo para os Jogos Rio 2016, em agosto.
"Em um momento como o que vivemos, permeado por dificuldades, a parceria, como esta estabelecida com o clube, é fundamental para seguirmos avançando. A marca da superação, tão viva no esporte, deve ser um exemplo para os nossos dias”, declarou Sartori durante a cerimônia realizada na sede náutica do clube.
O governador afirmou que o Estado segue em uma situação de emergência. “Não esperem deste governo um falso otimismo em relação aos próximos meses em termos de finanças públicas. Mas nós não estamos paralisados, estamos fazendo o que precisa ser feito para colocar a casa em ordem”.
A obra
A obra contempla 70 mil metros cúbicos, sendo 1,5 mil metros de extensão e 108 metros de largura da raia de remo do Delta do Rio Jacuí. A dragagem possui licença ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o processo de dessassoreamento, para aprofundar o leito, deve levar cerca de 30 dias.
Em maio, a raia do clube será utilizada para a Copa Sul-Sudeste de remo. Durante a olimpíada, o local poderá servir também para o treinamento de outras equipes, como as da Rússia, Austrália, Argentina e Uruguai. Os dois atletas de remo do GNU classificados para os Jogos Olímpicos 2016, William Giaretton e Xavier Vela, e o técnico do clube e Confederação Brasileira de Remo, Marcelo Varrialle, prestigiaram o ato que marcou os 110 anos do Grêmio Náutico União, comemorados nessa sexta-feira.
“O desassoreamento desta raia, que é dos remadores do Rio Grande do Sul, é um sonho antigo que está se tornando realidade. Concluída a dragagem, teremos a melhor raia da América do Sul”, comemorou o presidente do GNU, Francisco Miguel Schmidt. Remadores do União fizeram uma travessia na raia com o barco Oito + (oito remadores com timoneiro), o mais tradicional da modalidade esportiva.
O secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, destacou a tradição do clube na formação de atletas de excelência. “Em um ano olímpico, o governo reforça, mesmo com todas as dificuldades, a importância que dá ao esporte, ferramenta essencial para formação da nossa juventude”, disse.
Texto: Mirella Poyastro/Palácio Piratini
Edição: Cristina Lac/Secom