Governo, BNDES e Consórcio Revitaliza dão início ao projeto de revitalização do Cais Mauá

Reunião Cais Mauá
Governador Leite, prefeito Sebastião Melo e secretários de Estado participaram da reunião no Palácio Piratini - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite conheceu, na noite desta quinta-feira (13/5), as principais diretrizes para a revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. A reunião representou o kick off do projeto, ou seja, o início dos trabalhos. O consórcio Revitaliza, composto por oito empresas, será o responsável pela modelagem e preparação da licitação pública, a ser realizada pelo governo do Rio Grande do Sul até o fim deste ano, com a publicação de edital.

“Estamos na expectativa para conhecer o projeto, cujo potencial de impacto econômico e desenvolvimento da capital é enorme. Tem o potencial de se tornar um exemplo para o RS e para o país. O Estado precisa se reinventar e se tornar mais atraente para a juventude, e vemos o Cais Mauá como uma extensão desse ambiente de inovação e empreendedorismo que está ganhando força no RS”, destacou o governador Eduardo Leite.

O consórcio, selecionado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre sete concorrentes, é formado por Patrinvest, Machado Meyer Advogados, Dal Pian Arquitetos, ZEBL Arquitetura, Radar PPP, Caruso Engenharia, Apsis Consultoria Empresarial e 380 Volts Comunicação. O valor global da proposta foi de R$ 4.537.200 e será pago pelo futuro administrador do cais.

A partir dos estudos técnicos, a parceria resultará na indicação da melhor destinação para o terreno que pertence ao Executivo estadual, seja por meio de alienação, concessão ou parceria público-privada (PPP), entre outras modalidades. “O RS é destaque nacional por sua carteira de projetos em concessões e PPPs. Queremos buscar parceiros na iniciativa privada para viabilizar entregas para a população. O cais é das áreas mais relevantes de Porto Alegre e certamente terá um plano à altura. Os porto-alegrenses e gaúchos merecem ter esse espaço de volta”, afirmou o secretário extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto.

O encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, contou com a participação dos secretários Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Artur Lemos Júnior (Casa Civil) e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também esteve presente, assim como representantes do BNDES e do consórcio Revitaliza.

Texto: Suzy Scarton e Lucas Barroso/Ascom SPGG
Edição: Marcelo Flach/Secom