Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo concede medalha Negrinho do Pastoreio ao cônsul-geral da Itália

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 02.07.2018: O governador José Ivo Sartori recebeu, na tarde desta segunda-feira (02), a visita do Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti. Durante o encontro, foi entregue a comenda Negrinho do Pastoreio para o C
A medalha concedida tem o simbolismo da aproximação da Itália com o RS - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O reconhecimento aos préstimos do serviço consular italiano no Rio Grande do Sul, reforçando os laços da comunidade ítalo-brasileira resultou na outorga da Medalha Negrinho do Pastoreio para o cônsul-geral da Itália, Nicola Occhipinti na tarde desta segunda-feira (2) no Palácio Piratini. A homenagem, com entrega de medalha pelo governador José Ivo Sartori, contou com a presença de autoridades e representação das principais associações italianas.

O ato no Gabinete do Governador, em caráter especial, agraciou o cônsul-geral que representou a Itália durante quatro anos no Brasil. A medalha, criada em 1972 pela lei 21.669, é uma condecoração do Estado do Rio Grande do Sul entregue a personalidades que prestam relevantes serviços em favor da pessoa humana, do Estado e do país, levando o nome da lenda gaúcha do Negrinho do Pastoreio.

A medalha concedida a partir de critério exclusivo do governador do Estado a personalidades, reveste-se de um simbolismo especial, pela tradicional proximidade com as comunidades italianas. Reconhecendo a representação do cônsul não só na comunidade italiana, mas em outras ações sociais, Sartori fundamentou o sentimento de respeito à tradição do trabalho consular firmado até o momento. “O governo segue trabalhando junto ao consulado para estreitar ainda mais os laços com a Itália, em harmonia e união no Rio Grande pelas comunidades e famílias de nossos antepassados”, afirmou.

Atualmente, estima-se que a comunidade italiana no Rio Grande do Sul com raízes de origem europeia, somam 4 milhões. Para Occhipinti, o mérito aproxima ainda mais a Itália e o Rio Grande do Sul, ainda quando da colonização de imigrantes em 1875. “A Itália tem muito orgulho do capital humano que reside no estado. Nossa tarefa é fortalecer estes laços culturais, econômicos e a memória da epopeia dos pioneiros colonizadores, dos valores da família e do trabalho, olhando também para novas oportunidades futuras”, afirmou. Além da medalha, o agraciado recebeu das mãos do governador, o diploma de outorga Negrinho do Pastoreio.

O governador também presentou Occhipinti com o fascículo “Locatelli no Brasil”, de autoria de Luiz Ernesto Brambatti, retratando a obra do pintor ítalo-brasileiro Aldo Daniele Locatelli. Após a cerimônia, o governador participou do Jantar de comemoração a 72ª edição da Festa Nacional da República Italiana, no Grêmio Náutico União.

Texto: Rodrigo Vizzotto
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul