Governo debate parceria educacional com a empresa criadora da série de jogos Angry Birds
Publicação:

Representantes do Governo do Estado reuniram-se nesta quinta-feira (15), na sede da Federasul, com o vice-presidente e diretor de marketing da Rovio Entertainment, Peter Vesterbacka. A empresa finlandesa ficou mundialmente famosa pela criação da cultuada série de jogos Angry Birds.
No encontro, foi debatida a viabilidade de uma parceria para a implantação do Fun Learning Program (Programa de Aprendizado Divertido) nas escolas gaúchas. O projeto, desenvolvido há três anos pela Rovio, utiliza a plataforma Angry Birds como games educativos que ensinam idiomas, matemática, música e arte de forma lúdica e atrativa para as crianças.
Segundo Vesterbacka, a empresa tem a intenção de aplicar o método em todas as escolas do Rio Grande do Sul. "A Educação é o melhor fundamento para qualquer coisa, e temos convicção de que ela é um pilar de transformações", destacou, apontando a importância do trabalho conjunto com universidades.
"O Governo do Estado vai coordenar as conexões da Rovio com os âmbitos municipal e federal, além de realizar uma cooperação triangular com a China, onde o projeto educacional já é desenvolvido em três províncias”, disse o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Tarson Nuñez, informando que será elaborada uma proposta de acordo para formalização ainda este ano.
De acordo com o representante da Rovio no Brasil, Fernando Vasconez, a ideia é transformar todo o panorama educacional sem necessariamente depender da tecnologia, e sim, apostando no trabalho dos professores. “Consideramos o papel dos educadores de extrema importância, e por isso sua capacitação é tão importante para nós”.
Para o presidente do Badesul, Marcelo Lopes, as oportunidades de cooperação com a empresa finlandesa são inúmeras. “Temos uma série de ferramentas financeiras para apoiar projetos de inovação. Hoje acertamos uma agenda de longo prazo para que possamos ter a área de educação da Rovio estabelecida no RS, além de trazê-los para desenvolver produtos em nossos parques tecnológicos”, acrescentou.
Também estavam presentes na reunião, a coordenadora da Articulação Internacional da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mariela Klee, o diretor de Planejamento, Programas e Captação de Recursos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Jorge Ussan, e o presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS (ADJD), Carlos Idiart.
DASH Games
Vesterbacka está em Porto Alegre para participar como palestrante do DASH Games, evento organizado pela Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJOGOSRS), e patrocínio da AGDI, com o objetivo de incentivar a indústria de games do Estado. Conforme dados do BNDES, o Rio Grande do Sul é o segundo Estado com maior número de desenvolvedores de jogos digitais do Brasil, tendo sido apontado como potencial mercado para a criação de um cluster de games, que já contaria com mais de 15 empresas, de acordo com a ADJD.
Rovio
A Rovio Entertainment Ltd., criadora da franquia de sucesso Angry Birds, se tornou um fenômeno mundial tendo o maior número de downloads de um aplicativo pago de todos os tempos. Transformou-se em uma marca cultuada, expandindo rapidamente sua atuação no ramo do entretenimento. Emprega mais de 800 profissionais, representados em quase 40 nacionalidades através de seus programas de treinamento. Possui parcerias com universidades em sua sede na Finlândia, além de escritórios nos Estados Unidos, China, Suécia, Japão e Reino Unido. Em 2011, Peter Vesterbacka foi apontado pela revista Time como uma das cem pessoas mais influente do mundo.
Texto: Letícia Kiraly
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305