Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo disponibiliza plataforma que conecta abrigos e doadores

Ela permitirá o atendimento das necessidades específicas de cada local cadastrado

Publicação:

Card2023 Enchentes
-

O governo do Estado disponibilizou nesta quinta-feira (16/5) uma plataforma que conecta demandas de abrigos e de instituições que estão ajudando vítimas das enchentes à população e às empresas que queiram contribuir. A iniciativa foi desenvolvida de forma gratuita pela startup WideLabs e tem a parceria do governo gaúcho, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).  

O objetivo é disponibilizar a ferramenta para que os espaços que estão atendendo às vítimas das inundações e que necessitam de doações se cadastrem e informem suas demandas. Na sequência, todos os interessados em ajudar poderão visualizar os pedidos, entrar em contato e direcionar a doação dos itens. 

Um dos diferenciais é a assertividade. “Esse sistema trará muita agilidade e acerto nas doações encaminhadas pela população gaúcha. Acreditamos que estabelecer esse fluxo é muito importante para que os itens certos cheguem aos locais com aquela demanda específica. A população gaúcha já está dando um show de solidariedade, o que nos enche de orgulho, e essa feramente pretende facilitar o processo”, comenta a titular da Sict, Simone Stülp.

Nelson Leoni, CEO da Widelabs – que é uma empresa gaúcha -, destaca que o movimento de solidariedade que tomou conta do Brasil o inspirou. “Nós nos sentimos compelidos a ajudar com o que sabemos fazer, que é a utilização de tecnologia e de inteligência artificial. Ficamos felizes em contar com Oracle e Supernova, que são parceiros no projeto. A plataforma vai reunir as necessidades das instituições em tempo real, garantindo a celeridade e evitando fraudes durante esse processo tão essencial”, ressalta. 

Funcionamento da plataforma

O objetivo da plataforma é ser um espaço no qual os abrigos, organizações não governamentais e instituições possam se cadastrar e indicar os itens que precisam, como água, fraldas, produtos de limpeza, roupas e cobertores, por exemplo. Haverá uma checagem prévia sobre a instituição, garantindo que ela esteja atuando em prol das vítimas das enchentes.  

Uma vez que as informações estiverem no ar, os interessados em doar poderão visualizar as demandas e escolher a solicitação que querem atender. Assim que a demanda for suprida, as instituições deverão atualizar o site, evitando a sobreposição de doações. Os próprios abrigos poderão fazer troca de doações entre si.  

A link para cadastro das instituições estará disponível no site SOS Enchentes, em Doações em geral. O portal reúne informações úteis para a população neste momento de calamidade pública.

Criação da plataforma

A demanda para criação dessa plataforma chegou até o governo gaúcho por meio do gabinete do deputado estadual Thiago Duarte. O parlamentar identificou a complexidade logística das demandas e procurou a Widelabs, reconhecida por promover soluções tecnológicas em diversas áreas. A empresa ofereceu o serviço de forma gratuita e, após reuniões com o governo, foi criado um grupo de trabalho para implementar a ferramenta.  

“A importância da plataforma não pode ser subestimada. Ela permite uma gestão eficiente e transparente das doações e das necessidades das instituições, garantindo que a ajuda chegue a quem realmente precisa, no momento certo. Esse é um passo fundamental para fortalecer nossa capacidade de resposta e resgatar a dignidade dos gaúchos afetados pelas adversidades”, destacou o deputado. 

Texto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul