Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Espírito Santo deve implantar Centros da Juventude no modelo do POD

Publicação:

POD ES
Comitiva visitou Alvorada e falou com jovens que fazem cursos - Foto: Sue Gotardo

Uma comitiva do governo do Espírito Santo está na Região Metropolitana de Porto Alegre para conhecer o Programa de Oportunidades e Direitos (POD). A equipe veio buscar informações sobre como funciona o projeto, como foi financiado e visitar os territórios onde foram implantados os Centros da Juventude e o policiamento comunitário. O objetivo é usar o programa como modelo para a implantação de uma política pública semelhante naquele estado, também em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

No primeiro dia da Missão do Estado do Espírito Santo em território gaúcho, nessa segunda-feira (27), o secretário de Direitos Humanos, Leonardo de Miranda, o comandante Geral da Polícia Militar do ES, coronel Alexandre Ramalho, as coordenadoras da Unidade de Gestão de Projetos, Ana Emília Gazel e Menara Ribeiro, foram recebidas no gabinete da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori. Ela apresentou a equipe do governo estadual que coordena o POD e também os responsáveis por todos os componentes, e explicou o programa. Participaram das agendas representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, FASE-RS, Escritório de Projetos da SDSTJDH e Departamento de Políticas para a Juventude.

Depois foi o momento de conferir as ações nos territórios. As visitas iniciaram pela Lomba do Pinheiro, onde a comitiva conheceu a primeira base móvel de policiamento comunitário implantada nos bairros atendidos pelo POD e conversou com os coordenadores pelo componente Efetividade Policial e Segurança Cidadã. Em seguida, foram ao Centro da Juventude para ver como funcionam as atividades voltadas aos jovens e conversar com a equipe técnica e representantes do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, entidade que gerencia o espaço.

A segunda parada foi no Centro da Juventude Restinga, onde os assuntos foram os componentes Prevenção e Fortalecimento Institucional. Equipe técnica do CJ e da Amurt-Amurtel, instituição parceira do Estado na gestão do centro, e lideranças comunitárias explicaram como é feita a mobilização no território, o atendimento aos jovens e como o POD tem se aproximado dos moradores do bairro para atender as demandas da população.

Nesta terça-feira (28), foi a vez do Centro da Juventude Alvorada, gerido pela Associação São Jerônimo, receber a comitiva capixaba. A equipe conversou com os jovens que frequentam os cursos e oficinas do CJ e também com os educadores. Representantes da prefeitura de Alvorada e da rede de atendimento de saúde, educação e assistência social explicaram como a transversalidade vem garantindo o sucesso do Programa no território.

Texto: Ascom SDSTJDH
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul