Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado amplia atuação do Programa Comunidades Inovadoras, que chega a nove territórios no Rio Grande do Sul

Alvorada, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Viamão e o bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, passam a integrar a iniciativa

Publicação:

Foto mostra instrutores, em pé, falando em frente a plateia que está sentada. A cena ocorre dentro de uma sala ampla.
Novos territórios ampliam acesso à qualificação profissional, à geração de oportunidades e ao desenvolvimento social no Estado - Foto: Fábio Ritter/Ascom Sict

O Programa Comunidades Inovadoras, desenvolvido pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), iniciou uma nova etapa de expansão no Rio Grande do Sul. A iniciativa está chegando a cinco novos territórios: Alvorada, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Viamão e no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Agora, o programa passa a atuar em nove territórios, ampliando o acesso à qualificação profissional, geração de oportunidades e desenvolvimento social em diferentes regiões do Estado.

Na segunda-feira (1º/6), em Alvorada, houve a aula inaugural do curso de Corte e Costura, que contou com a presença da diretora do Departamento de Gestão da Inovação da Sict, Emily de Castro Bittencourt. “O programa traz às comunidades uma nova perspectiva de inclusão financeira e social. Estamos oferecendo mais de 150 novas vagas em cursos”, afirmou Emily.

A aluna Renata Garcia demonstrou entusiasmo com o novo desafio. Mãe atípica, ela vê na qualificação profissional uma oportunidade. “Eu não posso trabalhar fora, então a costura pode ser tornar uma fonte de renda”, espera Renata.

Novas oportunidades de aprendizado

Além de Alvorada, outros municípios começaram atividades nesta segunda-feira (1º/6). Em Caxias do Sul, teve início o curso de Técnica em Vendas e Atendimento ao Público; em Viamão, a formação de Barbeiro, e em Novo Hamburgo, o curso de Administração. Já em São Leopoldo, a capacitação é voltada para Social Media e Marketing. 

As novas capacitações contemplam ainda Porto Alegre, com o curso de Auxiliar Administrativo na comunidade Bom Jesus, e aulas de Corte e Costura na Restinga. Em Pelotas, a nova formação é em Nail Designer (designer de unhas) e Santa Maria, onde o curso de Corte e Costura ocorre na comunidade Nova Santa Marta.

Conforme o presidente da Central Única das Favelas no Rio Grande do Sul (Cufa RS), Júnior Torres, os cursos serão criados atendendo à demanda das comunidades. “Vocês vão nos dizer que novos cursos devemos proporcionar”, ressaltou Júnior.

Imagem mostra participantes do programa juntos para a foto.
Iniciativa é realizada pela Sict em parceria com a Cufa RS e integra o eixo de inclusão do RS Seguro - Foto: Fábio Ritter/Ascom Sict

O programa

O Comunidades Inovadoras é um programa do governo do Estado, desenvolvido pela Sict, que tem como objetivo promover inclusão social e desenvolvimento nos territórios por meio da qualificação profissional e da inovação.

A iniciativa é realizada em parceria com a Cufa RS e integra o eixo de inclusão do RS Seguro, oferecendo cursos e capacitações alinhados às demandas locais para ampliar oportunidades de geração de renda, inserção no mercado de trabalho e fortalecimento das comunidades em diferentes regiões do Estado.

Texto: Fábio Ritter/Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul