Governo do Estado amplia projeto binacional de saneamento básico
Publicação:

O presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, reuniu-se nesta sexta-feira (31), com os diretores da OSE, Milton Machado e Danilo Rios. O executivos, representantes da estatal uruguaia responsável pelo saneamento no país vizinho, acertaram a ampliação do abastecimento de água em uma localidade na fronteira entre Dom Pedrito e Rivera, chamada Cerrillada. A obra será realizada pela OSE e beneficiará cerca de 40 famílias brasileiras.
Projeto
O primeiro projeto binacional de saneamento do Mercosul é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim e com o Ministério da Integração Nacional. A proposta engloba a realização de obra de esgotamento sanitário nas cidades de Acegua (Uruguai) e Aceguá (Brasil), em um investimento total superior a US$ 5 milhões. Os recursos partiram do Focem, fundo do Mercosul criado para financiamento de projetos, da Corsan e da OSE.
Dutra destacou que a cooperação entre o Rio Grande do Sul e os países do Mercosul é uma prioridade do Governo do Estado. Estamos realizando reuniões técnicas para o desenvolvimento de ações conjuntas na área do saneamento. A Corsan está investindo cerca de R$ 30 milhões em municípios fronteiriços, contribuindo para a qualidade dos Rios Uruguai, Quaraí, Jaguarão e Aceguá, afirmou.
Texto e foto: João Paulo Flores
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305