Governo do Estado comemora 43 anos do Teatro de Arena
Publicação:
O Governo do Estado comemorou, nessa terça-feira (05), os 43 anos do Teatro de Arena. Na celebração, a diretora Administrativa da Sedac, Eroni Mattei, representou o secretário de Estado da Cultura, Cézar Prestes, lendo nota enviada pelo titular da pasta cumprimentando a diretora do Arena, Viviane Juguero e sua equipe pelo excelente trabalho realizado.
A prioridade da comemoração deste ano foi ressaltar a importância do Espaço Sônia Duro - Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas. O espaço abriga o acervo de textos oriundos do Departamento de Censura da Polícia Federal, onde recebem tratamento arquivológico necessário à sua conservação. Para eternizar o nome da idealizadora do CDP, Sônia Duro, foi inaugurada uma placa em sua homenagem.
No evento foi relatado o trabalho de digitalização do Projeto Memória Viva realizado em parceria com a Bactéria Filmes. O projeto visa organizar e registrar em vídeo o depoimento de figuras representativas na área das Artes Cênicas, ampliando, assim, a memória artística do Estado. A diretora Viviane Juguero destacou a importância do trabalho voluntário dos colaboradores do teatro e da Associação dos Amigos do Arena. Muito emocionada lembrou de alguns momentos marcantes nesses quase quatro anos de sua gestão.
Na ocasião, foi lançado, também, o Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena em 2011, que vai contemplar dois grupos (um por semestre), com R$30.000,00 para cada um. A noite abriu com a performance Cortes Expostos, de Douglas Carvalho, Joice Rossato, Márjori Moreira e Paulo Rodriguez, estagiários da casa e estudantes de cursos superiores de teatro, sob a supervisão de Viviane Juguero e com participação especial do compositor Fernando Lewis de Mattos.
Sobre o Teatro de Arena
O Teatro de Arena foi inaugurado em 17 de outubro de 1967, com a peça de Dias Gomes O Santo Inquérito. Fundado pelo Grupo de Teatro Independente, então composto por Jairo de Andrade, Araci Esteves, Alba Rosa, Câncio Vargas, Hamilton Braga e Edwiga Falej, o Arena atuou como um núcleo de resistência cultural no período da Ditadura Militar. A utilização do teatro é feita por grupos profissionais, por meio de Edital. A instituição está voltada para projetos variados, como dança, música ou outras, desde que tenham o teatro como atividade-fim.
A programação do Teatro conta até dezembro com os projetos Santo de Casa Faz Milagre, Maratona de Contação de Histórias, Sarau no Arena, Música Autoral e Encontro de Arte de Matriz Africana. E a estreia do espetáculo A Lição, com direção de Margarida Leoni Peixoto, fruto do Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena em 2010.