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Governo do Estado conquista premiação nacional por voto popular com aplicativo Servidor RS

Ferramenta concorreu na categoria Gestão e Transformação Digital do Prêmio Espírito Público

Publicação:

Secretaria da Fazenda
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O governo do Estado conquistou, na quinta-feira (27/11), uma das premiações mais importantes dirigidas ao setor público – o Prêmio Espírito Público. Nesta sétima edição, o aplicativo Servidor RS concorreu na categoria Gestão e Transformação Digital e foi reconhecido pela votação do júri popular. No total, a disputa somou 43 mil votos em todas as áreas. A solução tecnológica, em seu quinto ano de existência, oferece serviços e informações funcionais a servidores do Rio Grande do Sul.

O voto popular confere um certificado aos participantes. Todos os membros dos projetos finalistas foram convidados a integrar a Rede Espírito Público, uma comunidade voltada ao fortalecimento do setor público por meio da troca de experiências, do aprendizado contínuo e da articulação de parcerias.

O subsecretário-adjunto da área Institucional do Tesouro do Estado, Jacó Braatz, representou a Secretaria da Fazenda (Sefaz) na entrega do prêmio em Brasília. Ele destacou que o aplicativo nasceu de uma vontade do Estado de dialogar com os servidores, ouvindo suas demandas e indo além do mero atendimento para disponibilizar serviços e informações.

“Ao longo desses cinco anos de Servidor RS, o relacionamento foi se estreitando de tal forma que, durante a pandemia, o aplicativo estava na palma da mão dos servidores, evitando o deslocamento para fins de serviços e informações funcionais. Depois, em meio às enchentes de 2024, infelizmente não conseguimos disponibilizar a ferramenta, visto que vários sistemas do Estado ficaram fora do ar. Mas a notícia positiva é que notamos que os servidores sentiram sua falta, mandando mensagens em lojas de aplicativo pedindo o seu retorno. Talvez essa seja a maior marca do aplicativo: o relacionamento com os servidores em que um busca o outro”, resumiu.

Sobre o aplicativo Servidor RS

Lançado em 2020, o Servidor RS foi desenvolvido pela Sefaz, por meio do Tesouro do Estado, em parceria com a Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul e com diversas secretarias. Mais de 170 mil usuários já foram alcançados. Os servidores podem acessar, de qualquer lugar e via dispositivos móveis, 15 funcionalidades que se desdobram em 21 serviços. Entre os recursos disponíveis, estão visualização de contracheque, consulta à margem de consignação, consulta e solicitação de férias e simulação de tempo para aposentadoria.

O prêmio

O Prêmio Espírito Público é promovido pelo Instituto República.org. Esta edição apresenta como compromisso a valorização dos servidores e servidoras públicas do país, protagonistas da transformação que pode elevar o Brasil a oferecer serviços melhores para toda a sociedade. Em seis edições, os organizadores destacam a conexão com mais de 9 mil servidores, 3,2 mil inscrições e a premiação de 180 pessoas que lideraram iniciativas transformadoras, o que reforça o legado de boas práticas para projetos e políticas públicas e de valorização do serviço público.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

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