Governo do Estado debate integração fronteiriça em Uruguaiana
Publicação:
O secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, representou o Governo do Estado no Encontro de Integração Fronteiriça. Realizado nesta quinta-feira (25), em Uruguaiana, o evento - que reuniu autoridades brasileiras e argentinas - ocorreu na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros.
No encontro, as autoridades discutiram temas como a carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço e trâmites migratórios para circulação entre cidades vizinhas. Para Afonso Motta, a integração de fronteira é estratégica para o desenvolvimento da região e do Estado, além de beneficiar o Brasil.
Além disso, a reunião tratou da coordenação em temas de proteção e prevenção sanitária, prestação integrada de auxílio em situações de emergência, cooperação policial (proteção a menores, segurança nos Portos Secos e harmonização dos procedimentos de controle migratório), além de questões relacionadas à infraestrutura, comércio e turismo.
Participaram do encontro o cônsul argentino, Alfredo Ortiz Baeza, o secretário da embaixada brasileira, Lauro Beltrão Filho, e da ministra para Assuntos de Fronteira da Argentina, Mônica Dinutti. O prefeito eleito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, o vice cônsul brasileiro, Lucas Brandão, e o diretor de Programas e Projetos, Bruno Contursi, também participaram da reunião.
Texto: Mateus Vilarino Rosário
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305