Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado determina ações em relação à paralisação dos caminhoneiros

Publicação:

Nota Oficial
Nota Oficial - Foto: Arte/Secom

Diante do não cumprimento total do acordo dos caminhoneiros com o governo federal, persistindo e até agravando a situação de desabastecimento em vários setores do estado, o governador José Ivo Sartori decidiu:

1) Criar um gabinete de crise, com o objetivo de avaliar permanentemente as consequências do movimento e tomar as medidas necessárias. O Gabinete está sob a coordenação do vice-governador José Paulo Cairoli e é formado pelos secretários de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Segurança Pública, Saúde, Transportes e pela Defesa Civil.

2) A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ingressa, ainda nesta sexta-feira (25), com medida judicial visando à desobstrução das rodovias gaúchas. Alguns trechos no interior do Estado já sofrem bloqueios que impedem a circulação de bens necessários à população.

O governo reconhece as dificuldades enfrentadas pelo setor de transportes, mas não pode fugir das suas responsabilidades na medida em que os setores da segurança, saúde e agricultura, entre outros, correm o risco de colapso.

Ressaltamos que no Rio Grande do Sul a alíquota do óleo diesel é a mais baixa do país (12%) justamente para não impactar sobre os setores essenciais à nossa economia.

Estamos confiantes de que haverá entendimento entre as partes para que o país volte à normalidade. Permanecemos atentos ao resultado da reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que está sendo realizado em Brasília, e os demais desdobramentos em nível nacional.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Links relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul