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Governo do Estado e prefeitura da Capital propõem financiamento conjunto para viabilizar metrô

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Governador Tarso Genro durante anúncio do novo modelo de financiamento do metrô de Porto Alegre
Metrô - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

O governador Tarso Genro anunciou na manhã desta sexta-feira (09) a solução que Estado e prefeitura encontraram para o financiamento da obra do metrô de Porto Alegre. Os Executivos estadual e municipal assumirão o valor que restará da redução do investimento do Governo Federal na obra. Trabalhamos de forma articulada, solidária e respeitosa, de forma a chegar hoje a um ponto muito importante. A União está disposta a bancar a obra, mas precisa de um compartilhamento para que o projeto se torne viável, e é esse compromisso que estamos assumindo. Vamos contrair um empréstimo sem nenhum prejuízo aos demais financiamentos que estamos encaminhando para retomar o desenvolvimento do Estado afirmou o governador, acompanhado do prefeito José Fortunati e do presidente da Assembleia, Adão Villaverde.

O empréstimo será feito junto à Caixa Econômica Federal, com juros de 5,5% ao ano, um prazo de 30 anos para pagamento e carência inicial de 42 meses, podendo chegar a 78 meses. Governo do Estado e prefeitura entrarão, cada um, com 50% do valor necessário à complementação do custo do projeto. No total, a obra do metrô está avaliada em R$ 2,46 bilhões. A solicitação inicial do projeto do Rio Grande do Sul ao PAC Mobilidade Grandes Cidades previa R$ 1,58 bilhões em recursos do Orçamento Geral da União. O valor do financiamento do Governo do Estado e prefeitura dependerá do investimento definido pela pelo Governo Federal.

A nova modelagem financeira do projeto do metrô foi encaminhada ao Ministério do Planejamento, logo após a cerimônia no Palácio Piratini. De acordo com o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, que acompanhou todas as negociações, a expectativa é que dentro de 10 dias sejam anunciados os projetos contemplados em todo o País. É importante salientar que esta nova modelagem tem o apoio do Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional. Estamos ampliando nossa responsabilidade financeira no projeto, e para isso precisamos encontrar um espaço que viabilize o novo encargo. Temos o aval do Ministério da Fazenda, que acompanha toda a negociação, e nos garante a margem para viabilizar o empréstimo, ressaltou Motta.

Decisão da presidente
A partir de agora, o Estado precisa aguardar a análise técnica e a decisão federal. A palavra final é da presidente Dilma Rousseff, agora dependemos apenas dessa definição, disse o prefeito. O presidente da Assembleia afirmou que este processo revelou muita união política e alta capacidade técnica e de gestão dos governos Estadual e Municipal.

Fortunati salientou que as mudanças no projeto são apenas relativas à modelagem financeira, não há alteração na modelagem de engenharia (traçado, número de estações, etc.). A Fase 1 do Metrô de Porto Alegre prevê um traçado de 14,8 quilômetros, com uma linha que vai do Centro da capital, da Avenida Borges de Medeiros, até a Avenida Assis Brasil, na região norte da cidade.

Traçado: Avenida Assis Brasil - Av. Brasiliano de Moraes - Av. Benjamin Constant - Av. Cairu - Av. Borges de Medeiros (extensão Rua da Praia)
Extensão: 14,88 quilômetros • VEÍCULOS: 25 composições de 4 carros • EMBARQUES: 300 mil passageiros/dias úteis
Estações - 13: Fiergs - Bernardino Silveira Amorim - Sarandi - Dona Alzira - Triângulo - Obirici - Bourbon - Cairu - Félix da Cunha - Ramiro Barcelos - Voluntários/Conceição - Rua da Praia

Texto: Carine Prevedello
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom

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