Governo do Estado elabora manual de prevenção a autoagressão
Publicação:
O Governo do Estado participa, nesta segunda-feira (30), de reunião técnica para elaboração do manual de prevenção ao suicídio. Técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), do Programa de Prevenção da Violência (PPV) e professores do mestrado em Saúde da Família de Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro) integram o encontro. O debate será no anfiteatro do CEVS, em Porto Alegre, e culminará com audiência com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. A elaboração do manual é projeto do PPV.
Segundo o psiquiatra Ricardo Nogueira, coordenador do Centro de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do RS, o projeto do PPV justifica-se porque o suicídio é a pior forma de violência por ser autoinfligida. Ele informa que o Rio Grande do Sul tem uma média muito alta de suicídios - em 2009 foram 1.151 casos - e que a tendência é de crescimento. Estamos capacitando toda a rede de saúde do RS na prevenção ao suicídio, e o manual é um instrumento para isso, diz Nogueira.
A reunião servirá para troca de informações, de revisão do texto do manual, que tem financiamento do Ministério da Saúde e participação do CEVS. Após, o documento será encaminhado à apreciação da secretária. Ainda na segunda-feira, Nogueira fará palestra sobre o assunto no Centro de Valorização da Vida (CVV). O início está previsto para as 19 horas, na rua José de Alencar, 414, sala 205, em Porto Alegre.