Governo do Estado inaugura Batalhão da Polícia Militar e Ponto de Cultura no Território de Paz Rubem Berta
Publicação:

O Governo do Estado, por meio do programa RS na Paz, da Secretaria da Segurança Pública, inaugurou nesta quarta-feira (11) a Base de Aproximação Comunitária do 20º Batalhão da Polícia Militar e o Ponto de Cultura no Centro Vida, localizado no Território de Paz do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. No ato, também foi realizada a formatura do curso de pós-graduação em Segurança Pública e Cidadania, promovido pela Rede Escola de Governo.
"Preservar os direitos de cidadania é a função do policial. Quando existe provocação, precisamos responder com políticas sociais e participação comunitária, realizando um trabalho sóbrio a favor da sociedade gaúcha”, disse o governador Tarso Genro, ao destacar a atuação das forças policiais gaúchas.
O RS na Paz envolve um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, com o intuito de reduzir a criminalidade nas áreas dos Territórios de Paz, tendo como prioridade ações voltadas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, disse que o Estado está atendendo a diversas demandas das comunidades. “É com grande alegria que entregamos uma parte do comando efetivo para o Território de Paz Rubem Berta”, declarou Michels.
Centro Vida
O Centro Vida é uma base comunitária composta por inúmeros prédios. Antes considerada um símbolo de abandono, hoje retoma as atividades se transformando em uma grande estrutura em prol da cidadania. O local, com mais de dois hectares, está situado na zona central do bairro Rubem Berta, o que facilita o acesso dos policias, garantindo maior segurança para a comunidade e melhor aproveitamento do espaço.
20º Batalhão de Polícia Militar
A Base de Aproximação Comunitária do 20º Batalhão de Polícia Militar está localizado dentro do Centro Vida e é considerado um espaço dos moradores do bairro, criando vínculo entre polícia e cidadão. O centro de ensino do Batalhão também abriga uma turma do curso técnico de Segurança Pública.
Ponto de Cultura
No Ponto de Cultura são realizadas ações e atividades culturais envolvendo os jovens em oficinas de hapkido, dança e música. O projeto prevê a criação de um estúdio multimídia, em que os jovens poderão aperfeiçoar e gravar as atividades realizadas, e a montagem de uma pista de skate.
Pós-graduação em Segurança Pública e Cidadania
Foi realizada a formatura de 27 alunos da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), entre outros órgãos ligados à Segurança, na pós-graduação em Segurança Pública e Cidadania, promovida pela Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Texto: Rafaela Valente
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305