Governo do Estado investe R$ 1 milhão na construção de moradias para comunidades indígenas
Publicação:

Até o final de 2010, serão disponibilizados pelo Governo do Estado recursos de mais de R$ 1 milhão para a construção de 366 moradias para famílias indígenas. As ações executadas na Reserva do Guarita são exemplos do trabalho do governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehadur), em benefício dos povos indígenas do Rio Grande do Sul.
As casas da Reserva do Guarita eram todas de capim ou de madeira. No inverno a gente sofria muito com o vento frio que entrava pelas frestas. Hoje temos casa de alvenaria e a nossa vida melhorou muito, destaca o cacique Aragonez Joaquim, ao agradecer pelo trabalho do governo do Estado em benefício das comunidades indígenas: espero que esta parceria do Estado continue por muitos anos.
Na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, foi concluída uma casa-tatu na Reserva Guarani, que serve como espaço de promoção do artesanato e cultura indígenas. Nas demais localidades, foram liberados recursos, através do programa estruturante Nossas Cidades, para a construção de casas. Segundo o secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Soares, antes as moradias eram construídas com madeira, hoje são todas de alvenaria, seguindo os padrões de qualidade e durabilidade.
Por orientação da governadora Yeda Crusius, reformulamos a política de habitação indígena com a finalidade de garantir a todas estas famílias o acesso a uma moradia digna, destacou o secretário ao citar a parceria com as cooperativas de habitação e com os municípios na ampliação das ações em todo o Estado.
O presidente da Cooperativa de Habitação Indígena da Região Sul (COOPHIRS), Leomar Douglas Ribeiro, afirma que sem a participação do governo do Estado seria impossível construir moradias indígenas no Estado. Esta parceria com a nossa Cooperativa possibilitou a execução de 300 unidades habitacionais em diversos municípios gaúchos, disse Ribeiro ao agradecer pelo atendimento de todas as demandas da comunidade indígena.
Foram contemplados com ações habitacionais, os municípios de: Benjamin Constant do Sul, Constantina, Engenho Velho, Farroupilha, Gramado dos Loureiros, Iraí, Nonoai, Porto Alegre, Redentora, Ronda Alta, São Valério do Sul, Tenente Portela, Três Palmeiras.